Futebol de SP encerra ano de marcas negativas, fugas e só uma taça

Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol. Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

Marco Polo Del Nero está há oito temporadas à frente da Federação Paulista

A temporada 2010 se encerra para o futebol paulista e não deve deixar muitas boas lembranças para todos os clubes, exceção feita ao Santos e sua dobradinha marcante de Copa do Brasil e Estadual no primeiro semestre. Em competições internacionais e nacionais, de várias divisões, as equipes de São Paulo tiveram papéis decepcionantes e acumularam vexames e rebaixamentos.

A começar pela Série A do Campeonato Brasileiro, em que o Corinthians terminou com um decepcionante terceiro lugar. Os corintianos foram os únicos representantes de São Paulo entre os sete primeiros colocados. Esse resultado significou a pior participação paulista no torneio desde 1988. Para piorar a situação, o Guarani foi rebaixado ao lado do Grêmio Prudente, lanterna e dono do segundo pior índice de aproveitamento da história dos pontos corridos.

Olhando para a Série B não se viu um cenário diferente em 2010. Nenhum clube de São Paulo conseguiu o acesso e o Santo André ainda foi rebaixado meses depois de ser vice-campeão paulista. O Guaratinguetá foi 15º e só escapou da queda na última rodada.

A Série C teve apenas um representante de São Paulo: o Marília, que disputou oito jogos e conseguiu apenas uma vitória, caindo já na primeira fase. Este foi um cenário muito próximo ao da Série D: Botafogo-SP e Oeste representaram o futebol paulista, caíram na etapa inicial da competição e só conseguiram uma vitória cada, mesmo tendo disputado seis jogos.

Frustrações em Libertadores, Sul-Americana e grave crise de identidade

Nas duas competições continentais do ano, clubes paulistas conseguiram chegar até a semifinal, mas caíram em confrontos domésticos: o São Paulo foi mais uma vez despachado pelo Internacional na Libertadores e o Palmeiras, por sua vez, fracassou diante de seus torcedores, contra o Goiás, na Copa Sul-Americana.

Tão ou mais importante que a falta de bons resultados foi a crise institucional do futebol paulista em 2010. Clube de Série A, o Grêmio Barueri se transformou em Grêmio Prudente, mas passou a receber o Campinas, fundado por Careca. Foi rebatizado Sport Club Barueri.

O exemplo foi seguido pelo Votoraty, campeão da Série A-3 em 2009, mas que se uniu ao Comercial de Ribeirão Preto e deu a ele sua vaga na Segunda Divisão paulista. Nos últimos meses do ano, o Guaratinguetá partiu para outra cidade e foi rebatizado Americana, dando ao Rio Branco um novo rival e fechando o ano mais esquecível para o futebol de São Paulo nos últimos tempos.

Comentários