Tecnologia usada no Botafogo ajuda Seleção Sub-20

Os jogadores da Seleção Brasileira Sub-20 que se preparam para a disputa do Sul-Americano do Peru, competição que classifica ao Mundial e à Olimpíada, ganharam a tecnologia como aliada.

A partir de um aparelho com GPS que monitora a velocidade e seus diferentes graus, deslocamentos dos atletas e o intervalo de descanso de cada um após estímulo de intensidade máxima, o fisiologista Altamiro Bottino armazena banco de dados que detalha e individualiza a carga de trabalho necessária para cada atleta.

Adepto da tecnologia, o fisiologista pediu que a legislação esportiva autorize o uso dos aparelhos durante jogos.

De acordo com Bottino, que também trabalha no Botafogo, os dados coletados permitem que, com base na análise das informações, um jogador que não tenha sido muito exigido possa até treinar no dia seguinte a uma partida.

"O jogador correu 12km em um jogo? Isso não representa nada. Ele pode ter passado 10km trotando".

Ele destacou os benefícios que poderão ser colhidos pelos treinadores. Com a possibilidade de monitoramento em tempo real, a movimentação tática dos jogadores poderia ser modificada com base nessas informações.

Bottino revelou que o Botafogo se utilizou do expediente ao longo do Brasileiro de 2010. De acordo com ele, os jogadores usaram o aparelho de monitoramento dentro dos calções de jogo.

"Temos ideia de usar na Seleção da mesma maneira que usamos no Botafogo", adiantou o fisiologista.

Caso o árbitro da partida note a presença do aparelho, ele pode pedir para que o jogador retire. Bottino disse que o Glorioso foi o primeiro clube do Brasil a adotar a nova tecnologia.

Comentários