Mostra resgata momentos históricos do automobilismo brasileiro, no RJ






















Exposição conta com itens importantes da história do esporte no Brasil


O Rio de Janeiro já foi palco de momentos históricos do automobilismo brasileiro e mundial. Nesta semana, por exemplo, faz 25 anos, da estreia de Ayrton Senna na McLaren, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. Além da Fórmula 1, a pista foi palco de disputas na Fórmula Indy, MotoGP, Stock Car, Fórmula Truck, entre outros. Porém, hoje a realidade é um pouco diferente. Com a demolição do circuito para a construção do parque olímpico dos Jogos de 2016, e sem a previsão concreta de ter uma nova pista construída, a cidade mantém seu vínculo com o esporte a motor. Para que os mais apaixonados possam resgatar um pouco da emoção vivida na época áurea do esporte no Brasil, um shopping da Zona Oeste do Rio está realizando uma mostra com algumas relíquias do automobilismo.

A exposição "Velocult", que é montada todos os anos em São Paulo desde 2010, conta com carros vencedores de provas regionais, um Fórmula Indy que foi guiado por Mario Andretti, troféus da F-1, de provas históricas do Brasil, além de muitas fotos, histórias e um capacete de Ayrton Senna, de uma série limitada feita pelo criador do clássico desenho, o designer Sid Mosca, em homenagem ao tricampeão mundial na época de sua morte.

O idealizador da mostra é o designer e parceiro da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) Paulo Soláriz, responsável pela criação de diversos troféus. Dentre eles, destaca-se o futurista “Brazil”, o mais caro do mundo por conter inscrições numa rocha do pré-sal, retirada de uma profundidade de sete mil metros, rodeada de ouro, criado a pedido da Petrobras para o vencedor do GP Brasil de Fórmula 1, em  2011.

- Sempre fui um fã. Meu pai costumava me levar a Interlagos desde que tinha quatro anos. O hábito de frequentar o circuito influenciou nos meus desenhos e na minha vida. Quando comecei a trabalhar com arte no automobilismo, atuei muito no desenvolvimento de partes aerodinâmicas. Cheguei até a correr provas de motovelocidade, isso me ajudou a ter um outro ponto de vista. O esporte é importante para os brasileiros, não só pela grande quantidade de títulos acumulados em várias categorias internacionais, mas principalmente pela sua bela história. A demolição do Autódromo de Jacarepaguá mostra o descaso e a falta de vontade em apoiar talentos nacionais. A Velocult tem a intenção de resgatar essa época de sucesso que por tantos anos vivemos – afirma o artista.

Além dos carros espalhados pelo local, existe também uma pista de autorama para quem quiser curtir ou para que as crianças possam se divertir enquanto os mais velhos - e nostálgicos, por que não? - apreciam a mostra. O evento será realizado até o dia 7 de Abril, no Park Shopping Campo Grande, e a entrada é franca.


Veja algumas fotos da mostra:



































Globo Esporte

Comentários