Projeto da FPF é destaque no Fórum Brasil – O País do Esporte

Acontece nesta sexta-feira, no Hotel Intercontinental, em São Paulo, o 5º Fórum Nacional Brasil – O País do Esporte. A Federação Paulista de Futebol (FPF) é destaque com o projeto Ecotorcedor e teve o diretor de marketing, Jaime Franco, participando do painel Práticas de Sustentabilidade no Esporte. Também participou do painel o coordenador geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, Lívio Giosa.

Durante sua participação, Jaime Franco destacou o projeto Ecotorcedor. “A FPF entendeu que ela tinha a obrigação de começar a utilizar toda essa importância da emoção que o futebol representa e, em um primeiro momento, conscientizar a sociedade do seu papel. Entendemos que temos responsabilidade social e introduzimos de forma experimentalmente em 2013, apenas na Série A1, os conceitos básicos de sustentabilidade”, avaliou.

Jaime comemorou os resultados do Ecotorcedor. “A ação mais concreta é a coleta de resíduos, de um lado, e o plantio de árvores, de outro. Tínhamos a intenção de plantar pelo menos mil árvores, para cada uma das equipes em suas cidades. Felizmente, em alguns municípios, com engajamento das prefeituras, clubes, torcedores e atletas, cinco mil árvores foram plantadas”, comemorou.

O diretor da FPF disse que a intenção da entidade é expandir o projeto. “Queríamos neste ano desenvolver e criar essa conscientização por parte da sociedade. Queremos expandir para todas as competições da FPF e levar para outras federações, sempre tendo como tema de fundo a conscientização da sociedade para a questão da sustentabilidade”, declarou.

Diretor executivo do projeto Ecotorcedor, Lívio Giosa agradeceu Jaime Franco pela realização do projeto. “Agradeço ao Jaime, pois foi o grande suporte ao ouvir o que tínhamos para dizer sobre essa questão da sustentabilidade e ser a pessoa que abraçou a causa e carregou o projeto para dentro da instituição no sentido de que ele conseguisse se tornar realidade”, falou.

Copa 2014

Além do projeto Ecotorcedor, o painel discutiu as questões de sustentabilidade envolvendo o a Copa do Mundo 2014. Para Giosa existem duas formas de colaborar. “A primeira é a mudança de comportamento para evitar a poluição e a segunda é a compensação, plantando árvores, por exemplo”, comentou.

Giosa enfatizou que os estádios para a Copa do Mundo FIFA 2014 estão seguindo padrões ecológicos. “Todos os estádios estão baseados na certificação LEED, que envolve a construção verde, ou seja, a construção que é valorizada pela questão sustentável”, disse.

Brasil, o país do esporte

Os dois participantes também ressaltaram a importância do evento, já em sua quinta edição. “Temos que cumprimentar os responsáveis pela organização. A grande pretensão é que este Fórum consiga dar uma contribuição para o esporte, preparando a sua carta, que é a consolidação das experiências e contribuições que ocorrem em cada um dos focos. A FPF, como grande responsável pelo futebol, mas consciente da sua responsabilidade social, estará sempre presente nesse e outros fóruns que discutam a melhoria do futebol e do esporte em geral pode dar para a sociedade”, disse Jaime, destacando o apoio da FPF ao evento.

Giosa ressaltou a abrangência de temas debatidos no fórum. “O objetivo é construir conteúdos, vendo olhar da gestão pública, como o esporte transforma a sociedade. As questões de sustentabilidade e mobilidade urbana pró-esporte. As novas práticas, o bem estar e a saúde. Como as empresas através do marketing podem ajudar na valorização do esporte. A ideia é traduzir neste dia um olhar 360 graus e a contribuição que o esporte trás para a sociedade brasileira”.

FPF

Comentários