Atlético-MG revive clima da Libertadores contra Corinthians em vantagem

 


Atlético-MG e Corinthians voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão, em duelo que vale uma vaga às semifinais da Copa do Brasil. Enquanto os paulistas apostam na vantagem obtida no jogo de ida, quando venceram por 2 a 0, os mineiros esperam reviver o clima da conquista da Libertadores, de 2013, para avançar no torneio nacional.

O Atlético revive a mesma situação dos duelos finais da competição continental que ganhou no último ano - contra Newell's Old Boys-ARG e Olimpia-PAR saiu atrás em 2 a 0, mas venceu os confrontos de virada. Assim sendo, precisa vencer por diferença de três gols para seguir na Copa do Brasil. Se devolver o placar (2 a 0) do jogo de ida, a decisão vai para os pênaltis. O Corinthians avança na competição mesmo se for derrotado por diferença de dois gols, desde que balance as redes no Mineirão.

Apesar de apostar na força da torcida e tentar reeditar o lema "eu acredito!", que deu certo na Libertadores, os números mostram que o Atlético não terá facilidade para conquistar a classificação. O time mineiro venceu por três gols de diferença em somente nove oportunidades nesta temporada.

O histórico contra o Corinthians em mata-mata é amplamente desfavorável ao Atlético. Em seis confrontos, o time paulista levou a melhor em todos, eliminando a equipe mineira em 1990, em 1994, 1999 e em 2002, todos pelas fases decisivas do Campeonato Brasileiro. Já 1997, o encontro aconteceu pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e em 2000 pela quartas de final da Libertadores.

"O Corinthians é uma equipe muito bem organizada ofensivamente, organizada dentro de campo. Mas nosso time também joga para frente, no ataque, não tem medo de propor o jogo. Acredito que é um jogo que requer muito cuidado, sofrer um gol em casa pode render uma desclassificação. É ter paciência, tranquilidade e procurar fazer uma coisa de cada vez. É difícil, mas é um resultado reversível", disse o goleiro Victor.

O Corinthians chega ao duelo com a vantagem grande de ter vencido em São Paulo e por não precisar enfrentar o "caldeirão" do Independência. A pedido dos jogadores, a partida será disputada no Mineirão, palco pouco tradicional de jogos do Atlético, que adotou o estádio do Horto como sua casa. Porém, o público presente não deverá superar a casa dos 30 mil pagantes.

O técnico Mano Menezes trata o duelo contra o Corinthians e a chance de chegar à semifinal da Copa do Brasil como a prioridade. "O torcedor do Corinthians tem paixão, muita cobrança em jogos assim (mata-mata). E isso é o que a equipe tem dentro de campo. A competição é a ideal para o comportamento do time", destacou.

"A vantagem é muito boa. (...) Nós temos mais 90 minutos de jogo e serão duríssimos. Tem que saber jogar com a vantagem e não nos acomodar. Espero que sejamos competentes para administrar", disse o treinador corintiano, observado pelo presidente Mário Gobbi, presente ao treino de terça-feira em São Paulo.

O treinador tem os retornos do Renato Augusto, poupado contra Botafogo, Ralf, fora das cinco últimas com dores no joelho direito, e Guerrero, de volta da seleção peruana. Gil e Elias chegam à tarde em São Paulo e decidem se jogam. A tendência é que os dois fiquem como opção de banco.

O clima durante a preparação do Atlético não foi dos mais tranquilos. O clube conviveu com o sumiço de Jô, que não treina desde sexta-feira. O centroavante se reuniu com a diretoria e o técnico Levir Culpi na terça-feira, mas a decisão sobre seu futuro foi adiada para quarta e será tomada pelo presidente Alexandre Kalil.

A diretoria atleticana trabalha para conseguir contar com Diego Tardelli, que estava com a seleção brasileira no Japão. O clube providenciou um avião para levar o atacante direto de São Paulo para Belo Horizonte. Porém, a participação do atleta ainda é incerta.

Levir Culpi terá o retorno do meia-atacante Guilherme, que foi poupado na vitória sobre o São Paulo, por 1 a 0, no domingo passado, pelo Brasileiro. Outro que volta ao time é o lateral esquerdo Douglas Santos, que estava com a seleção olímpica. O zagueiro Leonardo Silva, que se recupera de lesão, segue de fora.

UOL Esporte

Comentários