Em 2014, Santos tem o melhor aproveitamento em clássicos entre paulistas















O Santos não faz grande campanha no Brasileirão: com 42 pontos, está na oitava colocação, atrás dos rivais São Paulo e Corinthians. Em termos de clássicos, porém, o alvinegro, que venceu o Palmeiras por 3 a 1 neste domingo, tem o melhor desempenho entre os grandes paulistas.

Contando o Paulistão, cada um dos quatro principais clubes de São Paulo disputou sete clássicos. O Santos venceu quatro vezes; empatou duas, e perdeu apenas uma. De 21 pontos disputado contra os rivais, conquistou 14 – um aproveitamento de 66%.

Corinthians e São Paulo vem logo depois, ambos com três vitórias, dois empates e duas derrotas – aproveitamento de 52%. O Palmeiras, que não venceu nenhuma vez contra um rival no Brasileirão, tem apenas uma vitória, um empate, e cinco derrotas – aproveitamento de 19%.

O bom desempenho pode ser explicado, em parte, pelo estilo de jogo do clube da Baixada. Com jovens técnicos e rápidos, a equipe tende a explorar os contra-ataques contra adversários que saem para o jogo.

Isso ocorreu neste domingo, no Pacaembu. Depois de ver o Palmeiras dominar a maior parte do primeiro tempo, o Santos encaixou dois contragolpes em cinco minutos, apostando em Lucas Lima, Geuvânio e Gabriel, e marcou dois gols.

"Temos jogadores de velocidade, utilizamos eles de acordo com o que possa acontecer. No começo, o Palmeiras ficou mais atrás, os espaços eram menores. A partir do momento que eles saíram pudemos ter mais espaço para aproveitar o contra-ataque", disse o treinador Enderson Moreira, após a partida.

O Santos está fora da briga pelo título do Brasileirão, e briga para entrar no G4 e conquistar uma vaga na Libertadores. O alvinegro, porém, tem ótimas chances de ficar com o título simbólico de "campeão dos clássicos" em 2014. Em 2013, ele ficou com o Corinthians.

Os comandados de Enderson Moreira voltam a campo na quarta-feira, quando recebem o Fluminense, na Vila Belmiro.

UOL Esporte

Comentários