Justino Pedro vence mais uma no Brazil Run Series/Circuito Caixa em Ribeirão Preto















Na prova feminina, a colombiana Muriel Paredes foi a campeã, com Joziane Cardoso, melhor brasileira, na vice-liderança

O pernambucano Justino Pedro da Silva mostrou porque está entre os principais nomes da elite brasileira nesta temporada. Numa disputa acirradíssima, Justino voltou a vencer o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Ribeirão Preto, neste sábado (11), chegando apenas dois segundos à frente de Carlos de Oliveira dos Santos. O fundista já tinha vencido em Fortaleza, além de ir ao pódio em outras três etapas. Agora, sobe do sexto para o quarto lugar do ranking brasileiro de corrida de rua, com 200 pontos. Na elite feminina, a colombiana Muriel Paredes foi a vencedora, com 36min39, seguida por Joziane Cardoso, vice-campeã e melhor brasileira na disputa.

A segunda prova noturna do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA foi literalmente quente. Mesmo às 18 horas, o calor de Ribeirão Preto não deu trégua: os fundistas correram sob 36 graus e umidade do ar em torno de 14%. A elite masculina aumentou ainda mais a temperatura, com uma disputa muito equilibrada. Todos os cinco primeiros colocados cruzaram a linha de chegada com poucos segundos de diferença.

"Eu sabia que seria uma prova muito difícil, tanto pelo calor como pelo nível dos adversários, mas vim confiando na vitória", destacou Justino Pedro da Silva. "Corri na frente, com o pelotão principal, do início ao fim, e dei uma arrancada no final. Estava bem preparado, venho treinando forte há dois meses para a Maratona de São Paulo, que será no próximo domingo, e a prova aqui foi um bom apronto final."

Vice-campeão, Carlos de Oliveira Santos também destacou o alto nível da disputa no interior paulista. "Foi muito competitiva, mesmo, muito boa. Todos sofreram com o calor e as subidas do percurso, mas eu já estou mais acostumado a sofrer, porque treino em Petrópolis, no Rio de Janeiro", explicou. O fundista, que havia sido 13º em Ribeirão Preto no ano passado, revelou que fez uma promessa. "Eu disse a mim mesmo que neste ano ficaria entre os cinco primeiros na prova".

Entre as mulheres, Muriel Paredes confirmou o favoritismo. A colombiana chegou a Ribeirão Preto depois de fazer o menor tempo dos 3.000 m com obstáculos no Troféu Brasil, em São Paulo, na sexta-feira, e tornou a vencer o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA. Muriel já tinha vitórias em Recife e Porto Alegre, em 2013. 

"O calor estava muito forte, mas eu já estou acostumada. Corri junto com o pelotão principal até o quilômetro 9, depois saí mais forte", contou Muriel. Em suas longas estadias no Brasil, a colombiana hospeda-se em Ribeirão Preto, na casa do namorado, Frederico. "Agora vou voltar para a Colômbia e me preparar para o Campeonato Centro-Americano."

Joziane Cardoso também sofreu com o calor e com um ataque de rinite. "Estou até um pouco surda, agora", disse a fundista, que já pensa no Pan-Americano de Vancouver/2015. "Este ano, vou disputar as etapas de Curitiba e São Paulo do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, e o 10K Brasil. E no ano que vem vou atrás do índice para o Pan, nos 10.000 m ou nos 5.000 m."

Corrida e Tênis - A campanha Pegada do Bem, que promove doações de tênis para jovens atletas carentes em todas as cidades por onde passa o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, também chegou a Ribeirão Preto. No interior paulista, o projeto beneficiado foi o Joga Tênis Ribeirão, que usa uma outra modalidade esportiva, o tênis, como ferramenta de inclusão social de crianças e adolescentes da periferia da cidade. Dezenas de calçados foram arrecadados e entregues por Cláudio Roberto Souza, padrinho da corrida, ao coordenador geral do projeto, Jader Fabris Moreira, durante a cerimônia de premiação.

Herói do Atletismo em Ribeirão - Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 com a equipe brasileira de revezamento 4x100 m, Cláudio Roberto Souza foi o padrinho do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Ribeirão Preto. O ex-velocista deu a largada da prova e participou da premiação aos vencedores.


Resultados:

Masculino
1. Justino Pedro da Silva (Cruzeiro EC/CAIXA) - 31min19
2. Carlos de Oliveira dos Santos (Pé de Vento/CAIXA) - 31min41
3. Antônio Ribeiro Barbosa (Pé de Vento/CAIXA) - 31min46
4. Valdir Oliveira (Multsport) - 31min54
5. Edson Amaro dos Santos (Cruzeiro EC/CAIXA) - 31min55

Feminino
1. Muriel Coneo Paredes (Colômbia/Luasa Sports/CAIXA) - 36min39
2. Joziane da Silva Cardoso (Pé de Vento/CAIXA) - 37min01
3. Consolata Cherotich (Quênia/Luasa Sports/CAIXA) - 37min33
4. Maria Bernadete Cabral (Drogaria São Paulo/CAIXA) - 38min28
5. Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica/Mizuno) - 39min01


Confira também a classificação atualizada do Ranking CBAt/CAIXA, após 19 provas, aqui

Comentários