'Jogo santo' agita estreia do atual campeão e de estreante na Superliga


















Inspiração divina é o que não vai faltar para Sada Cruzeiro e São José dos Campos no primeiro compromisso de ambos pela Superliga Masculina de vôlei. A partida que promete alavancar a nova edição do torneio acontecerá uma semana após a abertura oficial, contará pela primeira vez com grandes astros em quadra e terá como palco um lugar marcado pela máxima expressão da fé católica.

O atual campeão tem pela frente uma “peregrinação” até o Santuário Nacional de Aparecida (SP) para enfrentar o estreante paulista, amanhã, às 21h. A bola vai subir no Ginásio do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado no complexo que abriga o segundo maior templo católico do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A arena multiuso foi inaugurada em 2012 e é administrada pelos padres do Santuário. Ela recebe desde cerimônias religiosas a atividades empresariais e esportivas. Em setembro, o local sediou até um debate organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre candidatos à presidência no primeiro turno das eleições nacionais.

– O Santuário tem sua vocação no atendimento religioso aos peregrinos, mas também entende que pode servir para outros aspectos, como a questão cultural. É uma contribuição ao ser humano – disse ao L!Net o Padre Luiz Claudio de Macedo, administrador de eventos do Santuário.

O mando de quadra é do São José. Para a estreia, a diretoria firmou uma parceria com a organização do Centro de Eventos, que ainda procura novas formas de uso da arena.

– Quando recebemos a proposta, gostamos do que vimos. É um ginásio bem estruturado, com um subsolo fantástico. Pedimos uma consulta ao SporTV e à CBV, e ambos aprovaram. Estamos fazendo uma divulgação maciça – explicou ao L!Net o gerente do São José, Fernando Basílio.

A partida da Superliga será o maior evento esportivo que o Santuário já sediou. Até hoje, ele recebeu apenas um torneio de futsal e uma competição de ginástica rítmica. Aos poucos, a administração espera aumentar a procura. Já existem conversas para que a estrutura sirva de centro de treinamento da equipe da Rússia de ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

A estreia contra o Sada Cruzeiro é o único jogo oficial do São José dos Campos previsto para acontecer no Santuário Nacional de Aparecida. Mas, nos bastidores, todos os lados envolvidos se movimentam para tornar o local uma possível casa do time paulista, que se classificou à divisão de elite após faturar o título da Superliga B, a divisão de acesso.

A grande preocupação da diretoria é de desagradar aos torcedores joseenses. Afinal, Aparecida fica a cerca de 82 km de São José dos Campos, o que pode afastar boa parte deles das partidas. Por outro lado, o Ginásio do Tênis Clube, em São José, comporta 1.500 pessoas, número muito inferior aos 6.400 do palco do primeiro duelo.

– A diretoria quer saber como vai ser a repercussão, a receptividade do públicio em Aparecida. Se esse ginásio fosse mais perto, com certeza nós faríamos outros jogos lá. O potencial é grande – disse Fernando Basílio.

A assessoria do Centro de Eventos confirmou ao L!Net que os administradores esperam receber mais partidas, mas reforçou que tudo depende do aval da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e da adequação ao calendário de atividades do Santuário.

Lancenet

Comentários