Com show de Cajá, Ponte Preta vence Avaí e fica ainda mais perto da elite



A Ponte Preta deu na noite desta terça-feira mais um (grande) passo em direção à elite do futebol brasileiro. Depois de tropeçar em seus dois últimos jogos no Moisés Lucarelli, a equipe alvinegra fez a festa da torcida e venceu o concorrente direto Avaí por 3 a 1, em duelo válido pela 31ª rodada da Série B. Renato Cajá, Cafu e Bryan marcaram a favor dos donos da casa.

Com o resultado, a líder Ponte Preta chega a 60 pontos e abre dez em relação ao quinto colocado Ceará, que foi derrotado pelo Icasa em Juazeiro da Norte. Uma rodada para ser muito comemorada, já que, além de Avaí e Ceará, o Vasco, outro concorrente seu, também acabou derrotado na noite desta terça-feira – levou de 2 a 0 do América-RN em Natal.

O Avaí, por sua vez, perde a terceira partida seguida como visitante, algo preocupante para um time que chegou a ficar dez jogos sem perder longe de casa nesta Série B. Mas apesar da derrota, o time catarinense segue dentro do G-4, com 52 pontos, já que o Ceará também não conseguiu vencer em Juazeiro do Norte e ficou com 50.

Fases do jogo: Depois de alguns minutos sem conseguir colocar a bola no chão, a Ponte Preta conseguiu impor seu jogo e, comandada pelo inspirado Renato Cajá, começou a assustar o gol defendido por Vagner. Primeiro, foi o próprio camisa 10 quem levou perigo batendo de canhota após rebote do goleiro. Depois, Cajá serviu Cafu, que perdeu boa chance ao mandar por cima do gol. Mas logo depois, o meia voltou a dar assistência (espetacular) para o atacante, que desta vez não desperdiçou. Chutou de esquerda de dentro da área, rasteiro, e fez 1 a 0, aos 15min. Festa no Moisés Lucarelli. E mesmo à frente no placar, foi a Ponte quem seguiu tomando conta do jogo. O Avaí, por sua vez, não aproveitava os contra-ataques e praticamente não criava. Mas em uma cobrança de falta de Marquinhos, Pablo subiu mais que a defesa alvinegra e cabeceou para as redes, já aos 46min. 1 a 1, tudo igual.

Porém, os cinco minutos iniciais do segundo tempo foram fatais para o Avaí. Logo aos 3min, a Ponte Preta voltou a ficar na frente, desta vez com assistência de Cafu para Cajá. Uma inversão do gol do primeiro tempo. O camisa 7 chegou pela linha de funda e cruzou para o meio da área; Vagner saiu mal, ficou no meio do caminho e o camisa 10 mandou de cabeça para a redes. E na jogada seguinte, veio o terceiro. Bryan arriscou de fora da área e marcou um golaço no Moisés Lucarelli, que explodiu em festa. 3 a 1. Depois, foi só manter o ritmo e administrar o resultado, que o deixou ainda mais próxima da Série A do Brasileiro.

O melhor: Renato Cajá. Fez de tudo. Deu assistência, marcou um gol e ainda aplicou um lindo chapéu no meio-campo. Mais que decisivo.

O pior: Vagner. Falhou em dois gols. No de Renato Cajá, mostrou indecisão ao sair do gol. No de Bryan, foi mal para a bola e não conseguiu fazer a defesa.

Chave do jogo: Ao ataque. A Ponte Preta dominou todo jogo. Criou várias chances, enquanto o Avaí só chegou ao gol através de uma bola parada.

Para lembrar:

Gol de touca! Responsável pelo único gol do Avaí, Pablo usou a touca azul para ir às redes. O zagueiro havia acabado de se machucar, e voltou a campo com a proteção na cabeça. Deu sorte. Logo após marcar, ele ainda voltou a pedir atendimento, com dores no mesmo local.

Anulado! Alexandro chegou a fazer 2 a 0 no primeiro tempo. Porém, o árbitro entendeu que o atacante fez falta no goleiro Renan, que após sair para segurar a bola acabou a soltando. "O jogador deles que acabou trombando com o goleiro", lamentou Cafu na saída para o intervalo.

2ºT sem treinadores. Por reclamação após o final do primeiro tempo, os técnicos Geninho e Guto Ferreira acabaram expulsos pelo árbitro André Luiz de Freitas Castro.

UOL Esporte

Comentários