Sem Guardiola, Barça perde hegemonia e vira freguês do Real em clássicos



A 'era Guardiola' no Barcelona encantou o mundo com um futebol envolvente, ofensivo, de posse de bola e muitos títulos. Mas também ficou marcado pelo domínio nos clássicos contra o Real Madrid. Desde que o treinador deixou o clube, porém, a magia parece ter ido embora e o time catalão virou freguês do arquirrival.

As duas equipes se enfrentaram 10 vezes desde Guardiola deixou o Barcelona. Com a vitória do último sábado (25) por 3 a 1, o Real Madrid chega a cinco triunfos no período, que ainda teve dois empates. Em apenas três oportunidades o time catalão saiu vencedor.

Destes confrontos, dois deles ocorreram em jogos decisivos e ambos foram vencidos pelo Real Madrid. A equipe da capital espanhola sagrou-se campeão da Supercopa de 2012 e da Copa do Rei em 2014.

Situação bem diferente da vivida durante o período com Guardiola, no qual vencer o arquirrival era praticamente uma obsessão para o Real Madrid. Foram 15 confrontos com o treinador e nada menos que nove vitórias do Barcelona, quatro empates e apenas dois triunfos do time merengue.

Dos confrontos entre as duas equipes na 'era Guardiola', destacam-se as vitórias do Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões de 2011 e nas quartas de final da Copa do Rei de 2012.

Enquanto Guardiola reinava absoluto no Barcelona, o Real Madrid teve quatro técnicos no período (Bernard Schuster, Juande Ramos, Manuel Pellegrini  e José Mourinho). Destes, apenas o treinador português obteve triunfos contra o arquirrival.

A mudança no panorama dos clássicos também pode ser observada no desempenho dos ataques. O Barcelona marcou 33 gols sobre o rival e sofreu apenas 15 com Guardiola. Após a saída do treinador, o Real Madrid já marcou 21 vezes e foi vazado 17.

UOL Esporte

Comentários