Matemáticos apontam Botafogo como mais próximo da queda para a Série B




















O Campeonato Brasileiro chega neste fim de semana à 31ª rodada. E com a aproximação do fim do torneio, as brigas por vagas na Libertadores e contra o rebaixamento estão cada vez mais acirradas.

Na parte de baixo da tabela, mesmo sem ser o lanterna da competição, o Botafogo é o time que está mais próximo do rebaixamento. Já na parte de cima, Cruzeiro e Atlético-MG são os mais próximos a se garantirem no torneio sul-americano.

Por isso, o UOL Esporte resolveu mostrar quais clubes têm mais chances de cair para a Série B e quais estão mais próximos da competição sul-americana, com classificação pelo Brasileirão.

Para isso, usamos as contas feitas pelo Chance de Gol, que leva em consideração o retrospecto das equipes nos últimos 12 meses (com peso maior para os jogos mais recentes), os duelos que os clubes terão pela frente e o mando de campo.

Devido às eleições, todos os jogos desta rodada serão disputados neste sábado. A exceção fica por conta de São Paulo e Goiás, que será na segunda-feira no Morumbi.

Chances de Libertadores

Cruzeiro - 99,91%
Líder do campeonato, o Cruzeiro está quase garantido matematicamente na Libertadores da próxima temporada. De acordo com as estatísticas, a equipe mineira tem 99,91% de chances de ficar com uma das quatro vagas. Figueirense, Botafogo e Criciúma, todos que brigam contra o rebaixamento, são os próximos rivais da equipe.

Atlético-MG - 71,5%
Melhor equipe do segundo turno, os mineiros, mesmo com tropeço contra o Bahia na última rodada, é o segundo time com mais chances de disputar a Libertadores. No fim de semana, a equipe de Levir Culpi tentará se aproximar da vaga contra o Sport.

São Paulo - 71,1%
Vice-líder, o São Paulo é o melhor paulista nesta disputa e está muito próximo dos números do Atlético-MG. A sequência de jogos pode ser considerada tranquila, com Goiás, Criciúma e Vitória, mas, no primeiro turno, o time do Morumbi só bateu os baianos.

Corinthians - 69,9%
O G-4 de clubes com mais chances se encerraria com o Corinthians, que hoje aparece na terceira colocação. Para aumentar suas possibilidades, a primeira missão será o clássico contra o Palmeiras, no Pacaembu.

Inter - 36,8%
Os gaúchos vêm de resultado negativos que o tiraram do G-4 na última quarta-feira, mas ainda segue com boas chances de conquistar uma vaga para o torneio sul-americano. E a reação terá de ser contra o Bahia neste sábado. No jogo de ida, na Arena Fonte Nova, os gaúchos ganharam por 1 a 0.

Fluminense - 24%
Mesmo atrás do Grêmio na classificação, os cariocas têm mais chances de conquistar a vaga, muito pela tabela mais tranquila que terá pela frente. Empolgados com a vitória na Vila Belmiro contra o Santos, a missão do time de Cristóvão Borges agora é o Atlético-PR.

Grêmio - 16,9%
Coritiba, Vitória e o Grenal. A sequência do Grêmio reserva dois clubes que lutam contra o rebaixamento e um clássico. Como a diferença atual para o G-4 é de apenas um ponto, as chances de entrar na faixa de classificação caso vença todas as partidas são muito grande.

Santos - 9,6%
A equipe da Vila Belmiro vinha com uma boa arrancada, mas o tropeço contra o Fluminense deixou o time distante dos rivais. São seis pontos para a faixa de classificação e uma sequência com Chapecoense, Inter e o clássico contra o Corinthians.

Chance de rebaixamento

Botafogo - 89,7%
O vice-lanterna do Brasileirão é o que tem mais chances de cair para a Série B. Tudo porque os jogos do time do Rio não serão fáceis. São dois clássicos contra Flamengo e Fluminense; dois jogos diretos para não ser rebaixado contra Figueirense e Chapecoense; e mais partidas em que os adversários estão melhores na tabela: Atlético-MG, Santos e Atlético-PR.

Criciúma - 86,1%
Atual lanterna do Brasileirão com 30 pontos, o Criciúma não tem vida fácil para fugir do rebaixamento. Números e jogos estão contra os catarinenses. Na tabela, o time ainda tem partidas contra São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Corinthians, equipes da parte de cima da classificação. Além de Vitória, Sport e Bahia, na briga direta para não cair.

Bahia - 62,3%
Perto do rival Vitória na zona de rebaixamento, está o Bahia, que tem 62,3% de possibilidade de cair. Dos confrontos que o time ainda tem neste Brasileirão, três são adversários diretos contra a queda: Palmeiras, Criciúma e Coritiba. Inter,Goiás, Atlético-PR e Grêmio também estão no caminho do Bahia.

Vitória - 60,02%
Primeiro time a figurar na zona de rebaixamento, o Vitória vai precisar de muito fôlego para se livrar da Série B. A chance de queda é de mais de 50% e a equipe tem rivais como Criciúma, Chapecoense, Coritiba, Figueirense pelo caminho. Os baianos ainda têm duas partidas contra clubes que sonham com a Libertadores da América como: Grêmio e São Paulo.

Coritiba - 49,3%
O primeiro confronto direto do Coritiba na briga contra o rebaixamento foi na última quarta-feira, contra o Botafogo, em duelo vencido pelo time do Paraná. No entanto, a equipe tem 49,3% de chance de acabar o ano rebaixado. O coxa joga contra Vitória, Palmeiras e Bahia entre os adversários diretos.

Palmeiras - 17,3%
Com quatro pontos da zona de rebaixamento, o sufoco do Palmeiras ainda não chegou ao fim. O time não se livrou do risco de cair para a segunda divisão. Além dos confrontos diretos para não cair, a equipe tem mais dois clássicos contra Corinthians e São Paulo antes do fim do Brasileirão. Bahia, Sport e Criciúma são outros rivais contra a queda.

Figueirense - 13,1%
Figueirense já amargou a lanterna do Brasileirão. Agora é o 13º colocado, com 35 pontos. Apesar da subida, o risco de cair para a Série B existe e ao olhar os jogos que estão por vir, a vida do time catarinense não será fácil. Neste sábado (25), a equipe enfrenta o líder Cruzeiro. Na disputa para não cair, o Figueirense ainda tem os adversários Sport, Chapecoense, Botafogo e Vitória.

Chapecoense - 11,8%
Na 15ª colocação da tabela, a Chapecoense é outro time ainda ameaçado pelo rebaixamento. O risco é de 11,8% e a equipe tem mais três jogos contra concorrentes diretos para se livrar da segunda divisão: Figueirense, Vitória e Botafogo figuram na parte de baixo da classificação e ainda têm partidas contra o time catarinense.

Sport - 9,8%
Na 12ª colocação na tabela do Brasileirão, com 37 pontos, o Sport precisa de mais pontos para se livrar mesmo do rebaixamento. A equipe de Recife tem mais três confrontos diretos na briga para não cair: Figueirense, Palmeiras e Criciúma são os rivais abaixo do time pernambucano na classificação que ainda enfrentam o Sport.

UOL Esporte

Comentários