Após "tirar" o pai de Barcelona 1992, Raulzinho brilha pelos dois no Mundial



Aos 22 anos, Raul Togni Neto, mais conhecido como Raulzinho, tem o DNA do basquete no sangue desde que nasceu. O herdeiro de Claudia e Raul Filho tem outros dois irmãos com gosto pelo esporte. Diego Leal (24) chegou a iniciar a carreira, mas desistiu. Gabriel Leal (20) atua nos EUA e ainda busca seu espaço. Mas é do pai, ex-jogador da seleção brasileira e de grandes clubes do país, que o armador segue os passos na mesma posição.

Mesmo antes de nascer, em 1992, o atleta mais novo do elenco do Brasil foi decisivo na carreira do pai. Convocado para a pré-lista do então técnico José Medalha para os Jogos de Barcelona do mesmo ano, Raul Filho desistiu do torneio poucas horas antes de embarcar de Minas para são Paulo, local da preparação, por causa do nascimento de seu filho do meio. No saguão do hotel de Madri, onde a delegação brasileira está hospedada para a fase final da Copa do Mundo, o cestinha da vitória contra a Argentina, com 21 pontos, brincou com a reportagem do GloboEsporte.com, dizendo que "tirou" o patriarca da competição mais importante do esporte.

- É até uma história engraçada. O meu pai me disse que estava indo para o aeroporto para se apresentar à seleção. Ele foi com a minha mãe, mas quando chegou lá e abriu o porta-malas para pegar a bagagem, desistiu. Voltou para o carro e não foi. Ele brinca que agora tenho dois motivos 
para ir bem, jogar por mim e por ele - contou o camisa 5 canarinho.

Por telefone, direto do Brasil, o pai Raul explicou que já vinha amadurecendo a ideia na sua cabeça. A gravidez da esposa foi a gota d'água para a desistência. Sem ter nenhum jogo de Mundial e Olimpíadas em seu currículo, ele garante jamais ter se arrependido da atitude.

- Eu já não estava feliz, vinha de uma temporada desgastante e já estava pensando nisso, mas me faltava coragem. O nascimento do Raulzinho foi a gota d'água para eu tomar esta decisão.  Não me arrependo de nada, passei dias maravilhosos, pude acompanhar o crescimento dele e dos meus outros filhos. Que isso sirva de motivação pra ele - destacou o pai coruja.

Há três anos na liga espanhola, Raulzinho vai trocar nesta temporada o Gipuzkoa Basket pelo Murcia. A mudança faz parte do crescimento do jogador, que vem ganhando espaço não só dentro do país europeu. No ano passado, ele fez testes por dois meses no Utah Jazz. Uma transferência para o melhor basquete do mundo é o maior sonho de sua carreira.

- Eu trabalho para isso, quero jogar um dia na NBA e ser o melhor possível. Vou fazer meu máximo e para isso treino todos os dias - contou o mineiro, que ainda vem sendo observado por olheiros da franquia e é fã de LeBron James, Kevin Durant, Kobe Bryant e Derrick Rose.

Mas a regularidade apresentada nas quadras de Granada e Madri, substituindo à altura o titular Marcelinho Huertas, quase não aconteceu. Medalhistas de bronze no Campeonato Sul-Americano com a equipe B, Raulzinho, Rafael Luz, Rafael Hettsheimeir e Cristiano Felício foram incorporados ao time principal para lutar por duas vagas entre os 12 de Magnano. Contudo, duas falhas significativas no fim de duas partidas da competição, sendo uma na derrota para a Argentina, fizeram com que o jovem armador sofresse com as críticas. Abatido, pensou em desistir.



- Foi um momento difícil, ate cheguei a falar com os meus pais que iria voltar para casa antes, não tinha esperanças de ser chamado, mas, graças a Deus, tive a oportunidade e estou me sentindo bem e fazendo um bom Mundial - admitiu. 

Nessas horas, o pai é seu porto seguro. Acostumado a viver a roda gigante do esporte, Raul Filho mostrou que o crescimento profissional aumenta a carga de responsabilidade e exposição.
- É a profissão dele, e precisa estar preparado para ser vidraça. Quanto mais crescemos, mais ficamos expostos a isso. Graças a Deus, ele tem grandes companheiros e um técnico que o ajuda muito. É um grupo muito unido, algo difícil de ver dentro de uma seleção brasileira - salientou.

Nesta quarta-feira, Raulzinho e seus colegas vão encarar a Sérvia pelas quartas de final da Copa do Mundo da Espanha. Quem vencer pegará a seleção que passar do duelo entre Espanha e França.

Globo Esporte

Comentários