Brasil, enfim, melhora nos lances-livres. E isso pode valer vaga na semi















Algo constante nas competições que a seleção brasileira de basquete disputa (e perde) são as reclamações em relação ao aproveitamento de lances-livres da equipe. Neste Mundial, por exemplo, elas são válidas: o Brasil tem até antes das quartas de final o 22° aproveitamento entre as 24 seleções. Mas, contra a Argentina, houve melhora significativa. Se dizem que "lance-livre ganha jogo", a partida contra a Sérvia pode provar isso - e a vaga na semifinal vir em consequência.

Para explicar isso vale, primeiramente, lembrar o começo das críticas contra o baixo índice de acerto do Brasil em lances-livres - a jogada, teoricamente, mais "fácil" de sair ponto, já que não há marcação e o jogador pode se preparar para o arremesso. Duas derrotas clássicas para a Argentina, no Mundial de 2010 e nas Olimpíadas de 2012.

Em 2010, o Brasil cobrou 25 lances-livres e acertou 19, aproveitamento de 76%. Teoricamente, se tivesse acertado os seis que errou, teria vencido: o placar final foi de 93 a 89. Em 2012, o Brasil teve 24 lances-livres, acertando apenas 50%. Se tivesse acertado os 12 errados, teria virado com folga o placar de 82 a 77.

No último domingo, porém, a melhor enfim veio: o Brasil acertou 76,2%, com 16 acertos em 21 chutes. Para um time que chutou, até aqui, apenas 63,8%, a evolução é clara.

61,1% nos lances-livres
Sem contar a partida contra a Argentina, o Brasil chutou ínfimos 61,1% nos lances. Eram 58 acertos em 95 tentativas.
O problema do Brasil já dura mais de uma década. Levantamento feito pelo blog Bala na Cesta, do UOL Esporte, antes do Mundial, mostra isso.

Só que, do outro lado nas quartas, estará outro time com péssima média de lances: a Sérvia, que chutou 67,4% até aqui. No jogo da primeira fase, ambos foram péssimos: o Brasil teve 53,3%, enquanto os sérvios tiveram 58,6%.

A Sérvia errou 12 - o jogo terminou em oito pontos de diferença para o Brasil: 81 a 73. Os sérvios, portanto, ganharia o jogo se arremessassem todos corretamente. 

Por isso, vale a manutenção do bom aproveitamento de lances-livres apresentado contra a Argentina. Se ele for repetido - ou, claro, melhorado -, as chances do Brasil aumentam. E podem provar, de uma vez por todas, que lance-livre ganha jogo - e logo no mais importante do século para a seleção brasileira.

Brasil e Sérvia se enfrentam na próxima quinta-feira, a partir de 13h, em Madri. O vencedor encara, nas semifinais, quem triunfar no jogo entre Espanha e França, que jogam no mesmo local a partir de 17h.

79,6% de aproveitamento
Filipinas tem o melhor aproveitamento nos lances-livres até aqui, com 79,6% - mas o time já foi eliminado. A Espanha aprece em 2°, com 76,1%

UOL Esporte

Comentários