FIA amplia restrição e limita mensagens cifradas e uso de placas na F1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já havia divulgado na semana passada que restringiria a comunicação entre equipe e pilotos dentro da pista. Desta vez, a entidade acrescentou que serão proibidas mensagens codificadas via rádio. O uso de placas na lateral da pista também terá censuras.

O veto a recados cifrados tem como intuito inibir eventuais discussões sobre o que é e o que não é recado "ilegal" aos pilotos.

Seja por rádio ou por placas, os pilotos só poderão receber as seguintes informações: danos no carro; acionamento de bandeiras e safety car na pista; estado do asfalto; voltas e tempos registrados (vale também tempos de outros pilotos); intervalos entre pilotos; definição do tipo de pneu para a troca nos boxes.

A regulamentação será aplicada já para o GP de Cingapura neste fim de semana. A FIA entende que as decisões apresentadas visam seguir rigorosamente o Regulamento Desportivo da Fórmula 1 no que se refere ao "condutor deverá dirigir sozinho e sem ajuda".

No último GP disputado, em Monza, Lewis Hamilton recebeu orientação de seu engenheiro para que poupasse os pneus, tentando ultrapassagem sobre  Nico Rosberg somente nas voltas finais. O recado levantou questionamentos sobre a interferência externa, sobretudo pelo fato de Hamilton ter descumprido o pedido, ultrapassando o rival.  

Após a prova, a Mercedes informou que não houve qualquer ordem diretiva a Hamilton, apenas um aviso de um engenheiro que não representava a decisão da escuderia.

UOL Esporte

Comentários