Favoritos dominam Mundial de basquete, e defesa põe Brasil entre os grandes















Líderes dos quatro grupos do Mundial de basquete, que está sendo disputado na Espanha, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos e Grécia seguem com campanhas perfeitas na competição. As quatro seleções venceram suas partidas nesta quarta-feira (03) e mantiveram 100% de aproveitamento em quatro rodadas. O Brasil aparece logo abaixo, com o oitavo melhor desempenho no geral. E se existe um motivo para isso, ele tem relação direta com a capacidade defensiva da equipe comandada pelo argentino Rubén Magnano.

Em quatro jogos, o Brasil sofreu um total de 268 pontos até agora. O desempenho é o segundo melhor do Mundial – a defesa mais eficiente é a da Espanha, que levou 241 pontos. Os Estados Unidos, favoritos e donos da melhor campanha, tomaram 274.

A importância da defesa para o desempenho do Brasil pode ser medida com um olhar para o outro lado da quadra. Com 288 pontos a favor, o time de Magnano tem o ataque menos eficiente entre os donos das dez melhores campanhas do Mundial.

Um dos motivos para isso é uma deficiência que o Brasil já havia mostrado antes do Mundial: o time sul-americano tem o pior índice de aproveitamento de lances livres da competição (58% de conversão).

Nesta quarta-feira, o índice foi ainda mais baixo. O Brasil aproveitou apenas 53,3% dos lances livres na vitória por 81 a 73 sobre a Sérvia. O destaque ofensivo da seleção de Magnano foi Marquinhos, ala que fez 21 pontos (seis acertos em nove tentativas da linha de três), mas o verdadeiro destaque foi a defesa. Com exceção do terceiro quarto, quando levou 32 pontos, o time sul-americano conseguiu conter diferentes formações dos europeus – principalmente no último período do duelo, quando levou apenas nove pontos.

Com a vitória, o Brasil encaminhou classificação na segunda posição do Grupo A do Mundial. A liderança é da Espanha, que venceu os quatro jogos até aqui e só tem campanha inferior ao desempenho dos Estados Unidos.

UOL Esporte

Comentários