Dupla deixa Brasil a uma vitória do Grupo Mundial da Davis


















O Brasil está a a apenas uma vitória de despachar a Espanha e garantir a vaga no Grupo Mundial da Copa Davis em 2015. Na tarde deste sábado, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, Bruno Soares e Marcelo Melo deram ao país a segunda vitória no confronto. Os mineiros bateram David Marrero e Marc López por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 7-5 e 7-5, em 2h35.

Com o resultado, o time nacional virou o duelo para 2 a 1 precisará apenas de um triunfo neste domingo para assegurar a classificação. Às 14h, Thomaz Bellucci (83º do mundo) enfrenta Roberto Bautista Agut (15º) com a chance de definir o duelo. Caso perca, caberá a Rogério Dutra Silva, o Rogerinho (201º) bater Pablo Andújar (44º).

Em uma partida na qual jamais perderam o controle, os brasileiros só perderam o saque em uma oportunidade. Além disso, se aproveitaram da má jornada do baixinho Marc López, de 1,75m. Nas quatro quebras que os mineiros obtiveram, era ele quem estava no saque.

Os brasileiros também tiveram frieza e tranquilidade para aguentar a troca intensa de bola dos espanhóis, que abusaram dos golpes de força. Em um deles, López deu uma bolada sem intenção na garganta de Marcelo Melo.

"Fizemos um jogo praticamente perfeito, demos apenas uma leve bobeada no fim do segundo set. Acreditamos na vitória no confronto desde o início. Nunca deixamos de acreditar", afirmou Bruno Soares ao canal SporTV.

Confira como foi o jogo.

1º set: A primeira parcial foi marcada pelo equilíbrio e trocas involuntárias de boladas. O espanhol David Marrero levou duas, uma de Melo e outra de Soares.  Já o espanhol acertou uma em Melo. O momento decisivo do set foi no oitavo game. Depois de desperdiçarem quatro break points, os brasileiros obtiveram a quebra numa deixadinha de Soares. Na sequência, ele sacou para fazer 6 a 3 e deixar o Brasil em vantagem.  O ponto decisivo, após 48 minutos,  veio num ace que fez a torcida celebrar como se tivesse saído um gol.

2º set: Marc López, que havia perdido o saque na primeira parcial, foi quebrado logo no terceiro game. Com isso, a dupla brasileira fez 2 a 1 e conseguiu segurar a vantagem ate o oitavo game, quando Melo cedeu a primeira quebra aos adversários.  López e Marrero não souberam se aproveitar do momento. No 11 game, o baixinho López foi quebrado pela terceira vez na partida. Com 6 a 5 a favor, Marcelo Melo foi ao saque e deixou o Brasil com 2 a 0 no marcador. Em um dos pontos, ele levou uma bolada na garganta, mas prontamente se recuperou.

3º set:  Mais uma vez Marc López foi o vilão espanhol. A dupla adversária conseguiu se manter no páreo até o décimo game. Foi aí que o baixinho mais uma vez demonstrou fraqueza no saque e permitiu ao Brasil obter a quebra que seria decisiva. Com um voleio perfeito, Marcelo Melo ganhou o ponto que deixou o placar em 6 a  5. Na sequência, os brasileiros sacaram e fizeram o Ibirapuera explodir em festa.

Para lembrar: A última vez que o Brasil disputou o Grupo Mundial foi no ano passado, quando foi derrotado pelos Estados Unidos por 3 a 2. O confronto ocorreu na cidade americana de Jacksonville, na Flórida.

Se for derrotada hoje, a Espanha sairá do Grupo Mundial pela  primeira vez desde a edição de 1996 da Davis. Os espanhóis não perdem um confronto no saibro desde 1999, quando foram superados pelo Brasil na cidade de Lérida.

Esta foi a nona vez que Marcelo Melo e Bruno Soares jogaram juntos uma partida de Davis e conseguiram a oitava vitória. O único revés ocorreu na repescagem do Grupo Mundial de 2010, para os indianos Leander Paes e Mahesh Bhupathii.

UOL Esporte

Comentários