Federação Inglesa quer diminuir número de não europeus no país em mais de 50%



A Associação Inglesa de Futebol (FA, na sigla em inglês) enviou seu primeiro esboço de propostas para reduzir o número de jogadores não europeus, ou não comunitários, no futebol Inglês em até 50%. A discussão foi iniciada pela crença de que muitos atletas "medíocres" estavam sendo contratados, segundo uma comissão da FA.

As propostas de mudanças nas regras foram enviadas para a Premier League (elite do Campeonato Inglês), a Football League (segunda divisão), e sindicatos de jogadores e técnicos. A FA espera que um novo sistema possa ser posto em prática para a temporada 2015-16, com um projeto finalizado até o final de 2014.

Pelos números da FA, até o final da última temporada, 122 jogadores não comunitários entraram futebol Inglês desde 2009. Um ano antes, o Ministério de Interior inglês instituiu as regras atuais para a concessão de vistos para atletas não europeus, através do chamado GBE (Governing Body Endorsement ou aval do governo, em tradução livre).

Segundo o GBE, somente atletas "que estão internacionalmente estabelecidos no mais alto nível e que os serviços trarão significativa contribuição ao desenvolvimento do esporte de alto nível no Reino Unido" teriam o visto garantido. A comissão da FA, contudo, crê que os estrangeiros atrapalham o desenvolvimento de novos jogadores no país.

"122 jogadores não europeus vieram para a Inglaterra pelo processo GBE desde 2009. Quase 50% não se enquadravam no critério e chegaram através de apelações, sendo que 79% dessas apelações tiveram sucesso. Além disso, só 58% dos atletas que receberam visto para jogar a Premier League seguem lá depois de um ano", disse Greg Dyke, presidente da FA.

ESPN

Comentários