Fiba ignora falhas, aprova Mundial e planeja versão maior no Brasil em 2015















O regulamento confundiu os clubes e foi trocado horas antes da final, o público não chegou a ser dos melhores e uma invasão generalizada após a vitória do Flamengo deixou a segurança do campeonato em xeque. Tudo isso, no entanto, não foi levado em conta pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) na hora de fazer uma análise geral do Mundial Interclubes realizado no último fim de semana, no Rio de Janeiro. Tanto que a entidade já pensa em repetir e ampliar a competição em 2015.

Satisfeita com o torneio deste ano, a Fiba iniciou as conversas com a Liga Nacional de Basquete - parceira na edição de 2014 - para organizar o torneio. A ideia da Federação, apresentada em conversas nos últimos dias, é que o campeonato do próximo ano tenha quatro equipes: campeão das Américas, campeão da Europa, campeão da Ásia e campeão do país-sede (no caso, o Brasil) ou da África.

Ainda não se sabe, no entanto, em qual cidade o Mundial Interclubes, chamado pela Fiba neste ano de Copa Intercontinental, seria realizado. Rio de Janeiro, palco da final deste ano, e São Paulo, que recebeu o evento em 2013 - vencido pelo Olympiacos (Grécia) -, largam na frente da disputa.

A ideia é embrionária, mas já agradou membros do alto escalão da Federação Internacional. E a justificativa não é apenas técnica, mas também financeira. Tudo porque a realização do torneio no Brasil acabou saindo "barato" para a Fiba.

Como a Liga Nacional de Basquete conseguiu uma verba pública de R$ 800 mil através da Lei de Incentivo ao Esporte para custear o evento,  a Federação Internacional não teve tantas. E é justamente essa estratégia de financiamento que as partes decidem repetir para 2015.

A boa relação entre Liga Nacional e Fiba foi celebrada no intervalo da final do último domingo. O diretor de relações institucionais da LNB, Kouros Monadjemi, entregou uma placa comemorativa ao secretário-geral da Fiba, Alberto Garcia. Os dois esperam estar juntos novamente em 2015.

UOL Esporte

Comentários