Ficou muito fácil guiar um Fórmula 1. FIA quer dificultar pilotagem













Presença de pilotos menores de 18 anos, caso de Max Verstappen (foto), evidencia maior facilidade no manejo de um Fórmula 1, avalia o ex-piloto Alain Prost


Saudosistas entendem que guiar um Fórmula 1 em décadas anteriores era missão para pilotos tarimbados e conhecedores de mecânica. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) reconhece que a tecnologia facilitou a pilotagem para a nova geração e busca maneiras de dificultar o manejo dos carros.

Na visão da FIA, a presença de pilotos cada vez mais jovens evidencia a existência de uma Fórmula 1 "versão fácil".

Para isso, representantes da categoria iniciaram estudos para encontrar formas de endurecer a pilotagem. A Autosport afirma que o assunto será debatido nas próximas reuniões da entidade e que mudanças poderão ser efetivadas em 2016.

Preliminarmente, a direção da categoria analisa mudanças na aderência dos pneus, dimensão do carro e desempenho aerodinâmico.

Chefes de equipe acreditam que a popularidade da Fórmula 1 tem caído, entre outras coisas, por perder o rótulo de "carro difícil de guiar".

O russo Daniil Kvyat, da Toro Rosso, por exemplo, tem 20 anos. Para a próxima temporada, a escuderia apresentará Max Verstappen, que tem 16 anos.

O ex-piloto Alain Prost é um dos que considera a atual F-1 mais fácil.

"Eu não sei o que vai acontecer com o Max Verstappen, mas a verdade é que ele será capaz de conduzir o carro sem problemas. Isso não era possível no meu tempo. Os carros eram muito difíceis de conduzir".

UOL Esporte

Comentários