Paixão pelo Botafogo anima atletas no Brazil Run Series/Circuito Caixa em Ribeirão Preto


















Time do interior paulista, que comemora 96 anos no mesmo dia da corrida noturna, 11 de outubro, terá representantes entre os corredores

Uma corrida noturna com toda a vibração das torcidas de futebol. Assim será a segunda prova noturna do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, que chega a Ribeirão Preto em 11 de outubro, mesmo dia em que o Botafogo paulista celebra 96 anos de história. A disputa contará com a presença maciça do Botafogo Runners, equipe de corredores que leva o nome do time.

"Nós completamos dois anos agora em julho, e já temos mais de duzentos atletas. Somos a maior equipe nas principais corridas de Ribeirão Preto, como a da CAIXA", orgulha-se Fabiane Vega, fundadora da equipe junto com o irmão, Alexandre, médico do time do Botafogo de Ribeirão Preto. "Um diferencial nosso é o grupo de caminhada, que é a porta de entrada de muitas pessoas sedentárias. Elas começam caminhando, e depois passam a correr. O fato de levar o nome do time também ajuda, há vários torcedores que começam a correr conosco por amor ao Botafogo."

Para os torcedores-corredores, o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA terá um clima especial de comemoração. "Como a prova coincide com o aniversário do time, optamos por não realizar a corrida que geralmente fazemos para comemorar a data. Vamos fazer uma confraternização no domingo", diz Fabiane, responsável pela administração e marketing da equipe. A prova noturna também deve servir como preparação para o principal objetivo do Botafogo Runners na temporada 2014, a Corrida Internacional de São Silvestre. "Queremos levar um número recorde de atletas para São Paulo."

Gerações de torcedores na corrida - José Renato Marques, 62 anos, foi criado numa família em que a paixão pelo Botafogo de Ribeirão Preto vem de várias gerações. "Minha mãe, Isabel, tem 86 anos e não perde um jogo do time", conta o atleta. "E também vai torcer por mim em todas as corridas, sempre com a bandeira do Botafogo na mão."

José ingressou no Botafogo Runners cerca de dois meses depois da criação da equipe, levado pelos filhos Davi, 33 anos, e Dalton, 32, também torcedores do time. O filho mais velho, Daniel, é o único que não corre. Em seu primeiro treino, perdeu o fôlego depois de apenas 500 metros de corrida. "Ali eu vi como estava mal, e passei a estabelecer metas para mim. Primeiro, correr um quilômetro direto, sem andar. Depois, dois quilômetros, e assim por diante", conta.

O primeiro desafio, em 2013, foi a Corrida do Trabalhador Maria Zeferina Baldaia, em Sertãozinho, cidade vizinha a Ribeirão Preto. Dali por diante, foi contaminado pelo esporte e não parou mais de correr. Uma das provas de que se recorda com carinho especial é a corrida de aniversário do Botafogo, também em 2013, onde ficou com a medalha de bronze na categoria da sua faixa etária. "Este ano eu não estou com o mesmo condicionamento do ano passado, porque sofri uma contusão pouco antes da São Silvestre. Além disso, sou representante comercial de uma empresa de brinquedos, viajo muito, o que me deixa pouco tempo para treinar. Mas corro pela alegria, pelo bem-estar", explica José.

Na prova do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Ribeirão Preto, José terá mais uma vez a companhia dos dois filhos. Também contará com a torcida da mãe e dos três netos. Todos torcedores do Botafogo.

Inscrições - Para garantir uma vaga na prova do interior paulista, os atletas devem acessar o site oficial do evento, www.circuitocaixa.com.br, e pagar a taxa de R$80,00. Participantes acima de 60 têm desconto de 50% até o final do período de inscrições, em 5 de outubro.

Local Comunicação

Comentários