Fifa sugere mudança de data para a Copa do Mundo no Qatar, diz jornal



















Fifa ignorou rejeição popular para escolher o Qatar em 2010

Em reunião com presidentes de clubes e associações nacionais nesta segunda-feira, a Fifa sugeriu mudar a data da Copa do Mundo no Qatar, em 2022, para o inverno no himisfério norte. A mudança faria com que, pela primeira vez, a competição não atravessasse o calendário brasileiro, e sim o europeu. A informação é do jornal "Estado de S. Paulo". 

E é justamente o comprometimento do calendário a maior preocupação dos clubes quanto à mudança. O Mundial seria disputado entre os meses de janeiro e fevereiro ou novembro e dezembro, colocando em risco competições altamente lucrativas, como a Liga dos Campeões e toneios nacionais poderosos, casos do inglês e do espanhol.

A discussão se dá pelo clima do país do Oriente Médio, que estará em pleno verão na época tradicional da Copa do Mundo, entre os meses de junho e julho. A candidatura de Doha, capital do Qatar, para sediar os Jogos Olímpicos foi recusada justamente por este motivo.

O futebol, por outro lado, aceitou, e agora trabalha para resolver o problema do calor. Outras duas reuniões entre clubes, federações e organização para tratar do assunto estão marcadas. Uma para novembro deste ano, e a última para fevereiro de 2015, quando se espera uma decisão final.

Lancenet

Comentários