Atlético-MG vira visitante no Mundial e tenta frustrar “novo Mazembe”

Nem a possível saída de Cuca após o Mundial pareceu tirar o foco dos jogadores atleticanos Foto: Felipe Held / Terra

Nem a possível saída de Cuca após o Mundial pareceu tirar o foco dos jogadores atleticanos

O tão aguardado dia chegou para o Atlético-MG, que estreia às 17h30 (de Brasília) desta quarta-feira no Mundial de Clubes. O campeão da América decide a vaga na decisão do torneio da Fifa contra um embalado Raja Casablanca, que surpreendeu o Monterrey na fase anterior e resgatou um “fantasma” africano: o Mazembe, que eliminou o Inter em 2010.

Apontada como uma das mais fanáticas do mundo, a torcida do Raja promete comparecer em peso à partida, transformando o Grand Stade de Marrakech na casa do fã marroquino nesta quarta. Por outro lado, o Atlético-MG espera colocar ao menos 10 mil torcedores no estádio – pouco menos de 25% da lotação máxima da arena, que comporta aproximadamente 42 mil pessoas.

Depois de uma semana em solo africano e sete sessões de treinamento, o Atlético-MG não escondeu em momento algum desde que chegou a Marrakech a ansiedade que toma conta do grupo. Ao mesmo tempo, porém, o elenco comandado por Cuca demonstrou bastante foco e concentração para a partida – nem mesmo a notícia de que o treinador poderia deixar o clube ao final do Mundial pareceu atingir o elenco.

“Sabemos da importância que é esse Mundial para a gente. Estamos absorvendo as coisas boas, o que vem de fora vamos deixando de lado”, disse o volante Pierre. “O momento é de concentração total. Todos precisam estar com a cabeça boa para desempenhar um bom futebol”, acrescentou.

Diante de um time africano, o Atlético-MG também luta contra o “fantasma” de uma zebra de três anos atrás do Mundial: o congolês Mazembe, que derrotou o Inter por 2 a 0 na semifinal de 2010. Alecsandro, que estava naquele grupo colorado, diz já ter superado aquele trauma e destaca a “segunda chance” que tem pela frente.

“Uma derrota sempre é difícil. Ela não incomoda porque fui presenteado com a oportunidade de chegar aqui novamente. A vida é assim, um dia você perde e outro dia você ganha. Aquilo para mim é passado, minha realidade agora é de buscar novamente um título mundial. Espero que possamos chegar”, disse o atacante, hoje reserva no Atlético-MG.

O grande trunfo do Atlético-MG, tanto em popularidade como em habilidade dentro de campo, fica por conta de Ronaldinho. O camisa 10, de longe o jogador mais conhecido da equipe brasileira junto ao povo marroquino, se destacou nos treinamentos em Marrakech e animou o restante do grupo alvinegro. Especialmente o goleiro Victor.

“Ele dispensa comentários pelo que representa para a gente e pelo que já fez pelo Atlético e pelo futebol. Tenho certeza de que este será o campeonato do Ronaldinho, que chega motivadíssimo para o Mundial”, afirmou o camisa 1.

Quem passar do embate entre Raja Casablanca e Atlético-MG disputa o título do Mundial de 2013 contra o Bayern de Munique, também no Grand Stade de Marrakech. O gigante alemão justificou o favoritismo na terça-feira na cidade de Agadir e eliminou o chinês Guangzhou Evergrande por 3 a 0. A decisão do torneio está marcada para as 17h30 (de Brasília) de sábado.

Terra

Comentários