Em reunião tensa, Arena do Sport é aprovada no CDU

Relatório do Crea foi aprovado e depois sofreu alteração para possibilitar demolição da área onde está o Restaurante Varanda Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

Relatório do Crea foi aprovado e depois sofreu alteração para possibilitar demolição da área onde está o Restaurante Varanda

O projeto imobiliário que transforma a Ilha do Retiro e é conhecido como Arena do Sport foi aprovado nesta sexta-feira em uma polêmica reunião no Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU). O placar de 13 a 5, com uma abstenção, simboliza o clima do debate que foi intenso por parte especialmente dos membros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e do representante do Clube de Engenharia, Alexandre Santos.

No dia 29 de novembro, na primeira reunião para analisar o projeto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo pediu vistas do processo e adiou a votação para hoje. Nesta sexta-feira, no entanto, eles apresentaram um relatório em que aprovavam e complementavam o do relator com 13 medidas mitigatórias de impacto relativas à mobilidade e sistema de transporte, ao meio ambiente, infraestrutura básica e aos padrões de vizinhança.

No entanto, após intenso debate para ver o estudo votado entre a assessora técnica do CAU, Angela Carneiro da Cunha, e o secretário João Braga, que preside o Conselho de Desenvolvimento Urbano, as orientações acabaram rejeitadas e apenas o relatório do Crea foi aprovado.

O Conselho, antes da aprovação da Arena, ainda protocolou junto ao CDU ofício solicitando a regulamentação do Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança e Projetos Especiais, que não foi realizado para o projeto do Sport. A medida, segundo o presidente do CAU, Roberto Montezuma, tem amparo nas legislações federal (Estatuto da Cidade – Lei nº10.257, de 2001) e municipal (Plano Diretor – Lei nº 17.571) e se torna ainda mais relevante “nesse momento em que se avolumam os projetos de impacto para o Recife, o qual vem sendo avaliados sem que se tenha o alcance das interferências que podem causar na esfera urbanística”.

Além de aprovar o relatório elaborado pelo Crea e rejeitar o do Cau, a reunião também tornou parte da sede social Imóvel Especial de Preservação e como última decisão foi acatada solicitação do presidente da Ademi, Eduardo Moura, alterando o relatório aprovado e possibilitando uma possível expansão do Shopping, que pode vir a crescer na área onde hoje está o Restaurante Varanda.

O projeto do complexo esportivo-imobiliário do Sport criará na área de 101.603 metros quadrados que hoje tem o clube: shopping center, um hotel, dois prédios empresariais e uma arena para 46 mil lugares. A expectativa é que o empreendimento custe em torno de R$ 750 milhões e comece a ser construído ainda em 2014, após nova aprovação por assembleia de sócios e pelo conselho deliberativo. O time deve passar o período de construção utilizando a Arena Pernambuco e há a possibilidade de aluguel de um outro espaço para que os sócios continuem desfrutando neste período de piscina, quadras, academias.

Terra

Comentários