Rebaixamento devia abrir “mais vagas”

Nunca, desses anos para cá que acompanho o Campeonato Brasileiro, nunca vi um rebaixamento ser tão justo. E olha que a zona da degola devia ter tido mais vagas. Chegamos à última rodada com dois descensos confirmados – Ponte Preta e Náutico. Rezando por um milagre estavam dois grandes cariocas – Vasco e Fluminense -, mas poderiam ser mais.

São Paulo

Não queriam achar a desculpa de “o time jogou muito no segundo turno”. Passou pelas mãos de dois técnicos até Muricy Ramalho conseguir um milagre. São Paulo lutou em 2013 pela permanência. Chegou a semifinal da Sul-Americana porque pegou times fracos. Tanto foi sorte que parou nas mãos da Ponte Preta (recapitulando que a Macaca foi rebaixada). E como já não tinha mais nada a perder, perdeu os últimos jogos. Motivo pelo descenso: a vergonha seria maior e as atitudes mais rigorosas para o ano que vem.

Corinthians

O time do empata passou também por maus bocados. Tanto que não quer passar o mesmo sacrifício e mandou o Tite embora. O elenco alvinegro está “velho”, muitos jogadores não vão para lugar nenhum e vão pendurar a chuteiras. Além de que os olhos da diretoria estavam no estádio e não no clube. Passou 2013 só com o Paulista. Motivo pelo descenso: faltou vergonha na cara no segundo turno e a coisa ia engrossar mais ainda se caísse.

Coritiba

O Coxa é o típico caso de reviravolta no campeonato. Lutou no primeiro turno pelo G4 e chegou ao final do campeonato lutando contra o Z4. Que pague pelo “jeitinho” na última rodada, ganhando do São Paulo. Motivo pelo descenso: o único que jogou direito o ano inteiro foi Alex, os outros podem tratar de colocar o pé na forma.

Bahia

Não fez um bom campeonato. Pouco figurou nos times acima da décima posição. Motivo do descenso: os jogadores pouco fizeram, nem conseguiram vencer o desesperado Fluminense, mas pelo menos ficou na elite.

Internacional

Nunca vi um campeonato tão ruim quanto desse ano para o Internacional. Tudo era motivo de desconfiança por parte dos torcedores. Até D’Alessandro entrou na dança. Motivo do descenso: quiseram arranjar um motivo fora dos jogadores pela crise. Deixaram o campeonato de lado e se preocuparam com nada.

Por outro lado, dois times que lutaram contra o descenso realmente não deviam cair. Portuguesa e Criciúma foram até o fim de suas vidas pela permanência e conseguiram. Que 2014 seja diferente. Muito diferente.

Comentários