Blatter reclama de descaso da Europa para o Mundial e admite desapontamento

Blatter reclamou de descaso de europeus Foto: Reuters

Blatter reclamou de descaso de europeus

Presidente da Fifa, Joseph Blatter admitiu frustração com o pouco interesse da imprensa europeia pelo Mundial de Clubes. Apesar de ter levado a competição para o Marrocos, um país africano muito perto da Europa, o presidente da entidade máxima do futebol não viu envolvimento esperado na competição deste ano e não economizou nas reclamações.

O Mundial de Clubes organizado pela Fifa começou a ser disputado em 2000 no Brasil e, depois, passou por Japão e Emirados Árabes Unidos antes de chegar neste ano ao Marrocos – país que é separado da Espanha por poucos quilômetros do Estreito de Gibraltar. No entanto, isso não foi suficiente para mobilizar jornalistas e torcedores europeus.

“Posso entender que os clubes da Europa, quando jogaram essa competição no Japão ou nos Emirados Árabes, tinha um interesse menor interesse por causa da situação geográfica. Mas estamos na porta do continente deles. Estamos desapontados que não haja tanto interesse na competição por parte dos europeus”, disse o suíço.

“O campeão europeu está jogando aqui, penso que deveria haver mais atenção a outras competições que não ligas nacionais e continentais”, acrescentou Blatter, valorizando a presença do Bayern de Munique no torneio marroquino.

Blatter espera que o Mundial do ano que vem, que será realizado novamente no Marrocos, tenha um apelo maior junto ao público europeu. Enquanto isso não acontece, valorizou a qualidade do torneio deste ano.

“A qualidade das partidas que vimos aqui é muito grande, em um ambiente memorável. A melhor publicidade, muita atratividade... Você tem times de outros continentes. Vamos ver no próximo ano, de volta ao Marrocos. Tenho certeza de que haverá mais atenção ao torneio”, emendou.

A Fifa abrirá em fevereiro os processos de candidaturas de sedes do Mundial de 2015 a 2019. Japão, China e Índia estão interessados em organizar o torneio da Fifa que reúne todos os campeões continentais do ano. As escolhas serão anunciadas em setembro de 2014.

Terra

Comentários