Presidente do Fla mostra indignação com punição e vê 'erro primário' do STJD


Presidente Eduardo Bandeira de Mello apresenta projeto aos esportes olímpicos do Flamengo

O Flamengo ainda não digeriu a derrota sofrida no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na noite de segunda-feira por conta da escalação irregular de André Santos na última rodada do Campeonato Brasileiro. O presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, mostrou toda sua indignação com a decisão do Tribunal de punir o Rubro-negro com a perda de quatro pontos e disse que o órgão cometeu um erro básico no julgamento do time da Gávea.

"Acima de tudo, respeitamos a Justiça sempre, mas entendemos que foi uma decisão lamentável. Estamos muito indignados com essa penalização. Não aceitamos algumas interpretações e não vamos desistir. Esperamos que o Pleno do STJD corrija isso", disse Bandeira de Mello, em contato telefônico com o UOL Esporte.

"Não sou advogado e nem especialista em direito, mas ficou claro para nós que houve um erro primário no julgamento de ontem [segunda]. Há um princípio básico do direito que não foi levado em conta, o 'In dubio, pro reu'. Nele, é claro a decisão: em caso de dúvida no Tribunal, o réu não pode ser punido. A decisão não poderia ser desfavorável para nós. E ficou claro na reação dos auditores que eles ficaram em dúvida após a nossa defesa", defendeu o presidente do Flamengo.

A explanação de defesa do clube da Gávea contou com o advogado Michel Assef Filho e com o italiano Paolo Lombardi, ex-Fifa e especialista em regulamentos esportivos. O rubro-negro defendeu que André Santos, expulso na final da Copa do Brasil, já havia cumprido suspensão no jogo subsequente – contra o Vitória – e por isso poderia entrar em campo contra o Cruzeiro.

"Nossa tese foi perfeita", opinou Eduardo Bandeira de Mello.

E é justamente na tese elogiada pelos dirigentes que o Flamengo apostará no julgamento do caso no Pleno do STJD, no próximo dia 27.

"Não vamos mudar muita coisa. Acreditamos no que apresentamos no STJD. Talvez nosso erro tenha sido não falar dessa tese antes para que auditores e relator pudessem prestar atenção e chegar lá na segunda mais informados. Mas eles terão uns 10 dias pela frente para uma reflexão. Devem examinar com calma e entenderem que estamos certos. Confiamos muito nisso. Sabemos que estamos dentro da lei".

Bandeira ainda criticou a punição semelhante sofrida pela Portuguesa, que acabou determinando o rebaixamento do time paulista e manutenção do rival Fluminense na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Torcedores levam tapete para a sede do STJD e reclamam de "tapetão" contra o Fluminense, que poderá se beneficiar de punição da Portuguesa e permanecer na primeira divisão em 2014.

"Não vou entrar na esfera jurídica, mas eu entendo que os valores éticos e morais mandam que o resultado dentro do campo deva permanecer. Isso não foi respeitado. É uma mancha no futebol brasileiro. É só acompanhar a repercussão internacional. Todos condenam o que ocorreu. O Brasil perde", lamentou.

Por fim, o mandatário da Gávea lamentou a série de polêmicas no final da temporada depois de um desempenho tão bom de seu time nos últimos meses.

"Isso tudo entristece. É chato demais ter que falar disso. O ideal seria que estivéssemos falando apenas das vitórias que tivemos em campo e do planejamento para 2014, com Copa Libertadores e tudo mais. Mas é nossa obrigação comentar o STJD. E, mais do que isso, brigar até o fim para que este erro contra o Flamengo seja corrigido", encerrou Eduardo Bandeira de Mello.

UOL Esporte

Comentários