Aqui é trabalho, meu filho! No 1º dia, Dunga mostra que vai treinar muito



O bordão é de Muricy Ramalho, técnico do São Paulo, mas pode muito bem ser usado por Dunga, na seleção brasileira: "aqui é trabalho, meu filho!". No seu primeiro contato com bola, o comandante já mostrou que os treinos voltarão a ser parte fundamental de sua filosofia, como já havia acontecido na 1ª Era Dunga.

Na terça-feira (01), o comandante deixou de lado os mais de 30ºC e o clima abafado em Miami, nos Estados Unidos, e fez seus jogadores treinarem por duas horas no campo, entre aquecimento, trabalho tático e técnico. E não tinha moleza. Pelo contrário, os gritos pediam intensidade, rapidez, vontade e marcação em cima. E depois disso, alguns nomes como Oscar e Neymar ainda treinaram pênaltis.

A mudança é um choque para aqueles que estiveram com Luiz Felipe Scolari. A falta de treinamento era uma das principais críticas de todos que acompanhavam a preparação da seleção para a Copa do Mundo de 2014. Em todas as coletivas, era recorrente a pergunta sobre a falta de treino. O treinador deu de ombros. O time foi eliminado após a vitória da Alemanha por 7 a 1 na semifinal da competição.

Em todas as entrevistas que deu até agora, Dunga não escondeu que tentará implantar a sua filosofia a todo custo na seleção, especialmente ressaltando a necessidade de seus atletas terem orgulho e vontade de defender o país. 

Logo no primeiro papo, antes da bola rolar, deixou claro que quer que o time troque passes rápidos, não dê tempo ao adversário para a recomposição, tampouco para que possam pensar com a bola nos pés. O resultado parece ter agradado o técnico. 

"Todos nós estávamos ansiosos. O ritmo do treino foi acelerado porque cada um quer demonstrar seu valor. O entusiasmo é grande. A melhor parte é sempre o campo, então fica a expectativa de todos de ter uma oportunidade. Esperamos usar todos", disse em entrevista ao site da CBF. 

No primeiro esboço de time, também extinguiu o atacante referência, que era papel marcante de Felipão, com Fred. O seu ataque teve Neymar e Diego Tardelli com bastante movimentação, somada às chegadas de William e Oscar, que também avançavam bastante.

O time treinado teve a seguinte escalação: Jefferson; Maicon, Miranda, David Luiz e Felipe Luís; Luiz Gustavo, Ramires, Oscar e William; Neymar e Diego Tardelli. Mais tarde, Robinho, Coutinho e Elias entraram nos lugares de Tardelli, William e Oscar.

Nesta quarta-feira (03), a seleção voltará a treinar. Desta vez, no palco do jogo contra a Colômbia, marcado para o dia 05, o SunLife Stadium. O comandante deve voltar a implantar a sua filosofia de trabalho. 

UOL Esporte

Comentários