Especial – Clássicos do Futebol Brasileiro

Como todo fanático por futebol, a torcida fica sempre na espectativa de grande jogos nos campeonatos, tanto estaduais quanto nacionais. Mas o gosto de assistir, e até mesmo participar, de um clássico tem um toque especial. Por isso o Blog do Esporte traz esses jogos memoráveis e suas criações.

Derby Paulista – Corinthians x Palmeiras


Um dos principais clássicos do futebol brasileiro, o Derby Paulista, realizado pelos times Corinthians e Palmeiras. Atualmente, são as grandes equipes mais antigas do estado. O confronto já decidiu competições como Campeonato Paulista, Brasileiro e Taça Libertadores. O alviverde levou a melhor em 121 jogos, sendo que o alvinegro venceu 119 partidas, além de 104 empates.

O Clássico das Multidões – Flamengo x Fluminense
t_99458_sdsadasd

Mais conhecido como Fla-Flu, o clássico carioca também movimenta grande público e é sinônimo de bom jogo. O jornalista Mário Rodrigues Filho que o batizou de O Clássico das Multidões. É conhecido por grande parte da mídia esportiva como um dos clássicos mais charmosos do mundo. O Flamengo já venceu 141 partidas, sendo o Fluminense 127 vitórias e mais 128 empates.

Clássico Vovô – Botafogo x Fluminense
Fluminense-x-Botafogo

Recebe esse nome por ser o clássico dos times mais antigos do estado do Rio de Janeiro, além de um dos clássicos mais antigos do futebol brasileiro, iniciado em 1905, com a vitória do Flu por 6 a 0, em jogo amistoso. O Botafogo já venceu 115 partidas, contra 135 vitórias do Fluminense e mais 106 empates.

Derby Mineiro – Cruzeiro x Atlético Mineiro
Cruzeiro-x-Atlético-MG

Também conhecido por Galo versus Raposa, o clássico mineiro decidiu por muitas vezes o campeonato estadual local. Logo depois da estreia do Estádio do Mineirão como palco do clássico, o time azul começou a ter um domínio no confronto. No entanto, o galo mineiro já quebrou algumas dessas glórias e saiu com a vitória. O Cruzeiro tem 161 vitórias, contra 195 vitórias do Atlético, além de 128 empates. Há uma controvérsia em relação a esses números por parte do Cruzeiro que, em seus dados, computa 160 vitórias azuis, contra 182 vitórias alvinegras e mais 124 empates.

Norte-Sul Paulistano – São Paulo x Portuguesa
spfc-portuguesa

O nome ao clássico é devido a localização do times na cidade de São Paulo, onde o tricolor se localiza no Morumbi, zona sul, e a Portuguesa no bairro Canindé, zona norte. O São tem 118 vitórias, contra 62 vitórias da Portuguesa, além de 64 empates.

Alguns clássicos mais desconhecidos
Come-Fogo
– Comercial x Botafogo
futebolApresentacao-Botafogo-Comercial_LANIMA20120127_0077_26

O jogo, realizado na cidade de Ribeirão Preto (SP) movimenta diversas cidades do interior paulista. O clássico tem por suas peculiaridades, além daquele gosto de rivalidade em todo clássico. O Botafogo tem 61 vitórias, contra 48 do Comercial, além de 57 empates.

Clássico Alviverde – Guarani x Palmeiras


O jogo virou destaque da mídia esportiva depois que as duas equipe decidiram competições importantes no cenário nacional. Dentre as partidas mais famosas, destaque para as da final do Campeonato Brasileiro de 1978, vencida pelo Guarani e para as da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1994, vencida pelo Palmeiras. O clássico tem 95 vitórias do Palmeiras, 43 vitórias do Guarani e 47 empates.

Re-Pa – Remo x Paysandu


Não há clássico nacional com tantos confrontos como o duelo entre Remo e Paysandu. E por mais jogos que sejam realizados, ele continua parelho como sempre, atiçando a grande rivalidade entre o Leão Azul e o Papão da Curuzu. Porém, nos estaduais a realidade é inversa: 42 títulos paraenses para os remistas e 44 para os alvi celestes. Coitados dos adversários. O único que ainda chega a ameaçar no Pará é o Tuna Luso, com 10 troféus – mas, não ganha desde 1988. Mas, é bom ficar de olho no Independente de Tucuruí: em 2011 surpreendeu e se sagrou campeão. (Site Area H). No confronto, o Remo tem 257 vitórias, contra 228 do Paysandu e mais 243 empates.

Comentários