Sonho olímpico do Brasil no futebol começa com goleada e show de Ademilson















Começou com Ademilson o sonho olímpico da seleção brasileira de futebol para os Jogos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. Autor de dois gols, o atacante do São Paulo foi o principal destaque da seleção comandada por Alexandre Gallo em vitória por 4 a 0 sobre o Qatar, nesta quarta-feira (03), em Doha.

Escalado como centroavante, Ademilson fez dois gols em lances de velocidade. Também mereceu destaque o meia Rafinha Alcántara, que usou a camisa 10 e foi o principal articulador do Brasil.

A seleção olímpica é dirigida por Alexandre Gallo, que também é técnico do sub-20 e coordenador de toda a base do futebol brasileiro. O time terá um calendário extenso até os Jogos de 2016 – a ideia da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é fazer 15 ou 16 partidas – e será convocado sempre em datas próximas dos compromissos do time principal.

Fases do jogo
O Brasil levou alguns minutos para se acertar em campo, e o Qatar quase aproveitou. O time da casa teve a primeira boa oportunidade para marcar, aos 2min, quando Mohammed Ala'addin recebeu com liberdade dentro da área após cobrança de falta e finalizou para fora.

Nos primeiros cinco minutos, o Brasil não conseguiu sequer chegar ao ataque. A situação mudou a partir daí, quando Rafinha passou a aparecer mais. Com uma participação incisiva do armador, a seleção de Alexandre Gallo ganhou volume e assumiu o controle da bola.

Esse crescimento rendeu uma série de oportunidades, e Lucas Silva acertou o travessão do Qatar antes dos 25min do primeiro tempo, quando o árbitro interrompeu a partida para hidratação dos atletas.

Aí, o jogo mudou muito em quatro minutos. Dória abriu o placar aos 31min (recebeu passe de Rafinha em cobrança de falta e desviou para o gol), Ademilson fez o segundo aos 33min (em arrancada pela esquerda, com direito a falha do goleiro) e Abdulrahman foi expulso aos 35min.

Com vantagem no placar e um homem a mais, o Brasil conseguiu reduzir o ritmo do jogo. Wallace ainda teve uma chance para ampliar a vantagem no primeiro tempo, mas o número de lances de ataque já havia caído muito.

Na etapa final, o Brasil seguiu com domínio da bola e ritmo menos intenso. Ainda assim, conseguiu fazer o terceiro gol aos 7min, quando Ademilson foi lançado pela esquerda e teve liberdade para concluir.

Depois disso, Gallo mudou muito a escalação do Brasil. E Foi Vinicius Araújo, que entrou no segundo tempo, que aproveitou cruzamento de Rafinha para fechar o placar.

O melhor
Ademilson. Escalado como centroavante, o jogador do São Paulo foi o mais incisivo no setor ofensivo do Brasil. Ele deu profundidade à seleção e aproveitou lançamentos para anotar dois gols.

O pior
Abdulrahman mudou a dinâmica do jogo. Aos 35min do primeiro tempo, quando o Brasil já vencia por 2 a 0, o jogador do Qatar fez falta dura no lateral direito Fabinho e foi expulso. Com um a mais, a seleção de Gallo conseguiu diminuir o ritmo do duelo e sentiu menos os efeitos do calor.

Toque dos técnicos
Alexandre Gallo montou o Brasil num 4-3-3 bem característico, com Rafinha Alcántara jogando atrás dos atacantes. O meia do Barcelona, filho do tetracampeão Mazinho, usou a camisa 10 e comandou todas as ações ofensivas.

O ataque brasileiro começou com Vitinho aberto na direita, Ademilson centralizado e Alisson na esquerda. Com essa formação, a seleção de Gallo levou alguns minutos para encaixar o posicionamento do meio-campo.

No segundo tempo, Gallo mudou muito a formação do Brasil, mas não abriu mão dos três atacantes e nem de Rafinha. Principal articulador da seleção, o camisa 10 deu passe para Vinicius Araújo fazer o quarto gol da partida.

Para lembrar
Primeiro time: Jacsson (Internacional); Fabinho (Monaco), Wallace (Braga-Portugal), Dória (Olympique de Marselha) e Wendell (Bayer Leverkusen); Alison (Santos), Lucas Silva (Cruzeiro) e Rafinha Alcântara (Barcelona); Alisson (Cruzeiro), Ademilson (São Paulo) e Vitinho (CSKA-Rússia). Essa foi a escalação do Brasil no primeiro teste do projeto olímpico de 2016.

Primeiro capitão: Dória, zagueiro negociado pelo Botafogo com o Olympique de Marselha, usou a braçadeira de capitão no primeiro amistoso do Brasil olímpico. O defensor também foi autor do gol que abriu o ciclo.

Primeira sede: O amistoso desta quarta-feira (03) foi o primeiro de uma série que a seleção brasileira olímpica disputará em Doha, no Qatar. O time dirigido por Gallo ainda jogará no local contra Palestina sub-23 (no sábado) e a equipe principal do Líbano (na terça-feira).

Forno ligado: Além do Qatar, o Brasil jogou nesta quarta-feira (03) contra o forte calor. Doha tinha temperatura na casa dos 35ºC no momento em que o amistoso começou, mas a sensação térmica passava de 40ºC.

Parada e silêncio: Devido ao forte calor, o jogo precisou ser interrompido aos 25min do primeiro tempo para hidratação dos jogadores. A paralisação, contudo, não foi o único fato inusitado da etapa inicial. O segundo gol brasileiro aconteceu quando o telão do estádio indicava momento de oração e pedia silêncio. Não houve festa – e nem barulho – quando Ademilson balançou as redes.

UOL Esporte

Comentários