Rio-2016 e governo batem cabeça e atrasam lançamento de slogan da Olimpíada

(Foto: Pedro Ladeira / Folhapress)


O planejamento do Comitê Organizador Rio-2016 para lançar um slogan para os Jogos Olímpicos do Rio ainda não deu certo. Em 2014, a apresentação da frase-símbolo da Olimpíada até chegou a ganhar uma data: 5 de agosto. Acontece que 2014 terminou, 2015 já passou e, até agora, nada. Faltando seis meses para o início da Rio-2016, o evento não tem um lema.

São vários os motivos pelo atraso de mais de um ano. O principal deles é a falta de consenso entre organizadores e governo sobre qual deve ser a sentença que representará a Olimpíada.

Por cortesia, o Comitê Rio-2016 resolveu ouvir a Presidência da República sobre o tema. Chegou a levar duas ideias à equipe de Dilma Rousseff. Nenhuma delas agradou e o slogan olímpico nunca foi fechado.

Há pelo menos dois anos e meio, o Comitê Rio-2016 trabalha na elaboração da frase da Olimpíada. Em outubro de 2013, o órgão lançou um concurso para que agências de publicidade e propaganda do país apresentassem ideias e disputassem entre si o direito de trabalhar na definição do slogan olímpico.

O comitê ofereceu R$ 27 mil a agência vencedora. Encerrou o concurso ainda em dezembro de 2013. Entretanto, nunca anunciou seu vencedor muito menos a frase resultante da concorrência.

A expectativa era que esse slogan fosse apresentado no dia 5 de agosto de 2014, dia que marcou o início da contagem de dois anos para a Olimpíada. O Comitê Rio-2016 planejou um evento para a data comemorativa e o lançamento da frase-símbolo. Naquela época, porém, a campanha eleitoral dominava o noticiário. Decidiu-se, então, adiar a revelação do lema.

Hoje, não há previsão sobre quando a frase será apresentada. Membros do Comitê Rio-2016 trabalham, inclusive, com a ideia de que o slogan só será lançado quando isso for efetivamente inadiável, ou seja, nas vésperas da Olimpíada.

Londres lançou o slogan da Olimpíada de 2012 em abril do mesmo ano. Há, portanto, uma certa margem de trabalho para os membros do Rio-2016.

O slogan é visto no comitê organizador como peça-chave para mobilização da população em favor dos Jogos. O governo federal também vê a frase assim. Tanto é que lançou seu próprio lema para a Olimpíada -- "Somos Todos Brasil"--, o qual é  independente da frase em elaboração na Rio-2016

Confira abaixo os slogans de edições passadas dos Jogos Olímpicos:

Londres-2012: "Inspire uma geração"
Beijing-2008: "Um mundo. Um sonho"
Atenas-2004: "Bem-vindos de volta"
Sydney-2000: "Os Jogos do novo milênio"
Atlanta-1996: "A celebração do século"
Barcelona-1992: "Amigos para sempre"
Seoul-1988: "Harmonia e progresso" 

UOL Esporte

Comentários