Espanhóis elogiam Massa após "manobra pouco elegante" da Ferrari

Nos EUA, Alonso largou bem e terminou no pódio após Ferrari abrir caixa de câmbio do carro de Massa. Foto: Reuters

Nos EUA, Alonso largou bem e terminou no pódio após Ferrari abrir caixa de câmbio do carro de Massa

A imprensa espanhola é praticamente unânime ao elogiar o desempenho deFelipe Massa no Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1. Muitos jornais do país destacam a "corrida brutal" feita pelo brasileiro, que largou na 11ª posição e terminou na quarta na prova disputada neste domingo em Austin após sofrer uma "manobra pouco elegante" por parte da Ferrari, segundo a definição do diário El País.

Priorizando Fernando Alonso, a Ferrari decidiu romper o lacre da caixa de câmbio do carro de Massa nos EUA. A atitude fez com que o brasileiro perdesse cinco posições no grid, enquanto que o espanhol ganhou uma, passando para o sétimo posto. Isso colocou ainda ambos os veículos da montadora italiana para largar no lado mais limpo da pista do Circuito das Américas.

Comentando a medida polêmica, o jornal espanhol El País escreve que "a situação foi tão angustiante que os técnicos decidiram na última hora levar a cabo uma manobra tão legítima como pouco elegante". O diário ainda aponta que "graças a esta artimanha, Alonso ganhou outra posição e pôde começar em sétimo do lado direito da pista, muito mais limpo e aderente que o esquerdo". Neste domingo, o espanhol largou bem e ao final da primeira volta já era o quarto colocado, mas em muitos momentos se mostrou "mais lento que seu companheiro de equipe", conforme lembra o periódico.

Sempre na Espanha, o jornal esportivo As definiu a atitude da Ferrari como um "acerto", em um artigo assinado por Raúl Romojaro: "tenho que reconhecer que não gostei muito da decisão da escuderia de levar Massa à penalização para beneficiar Alonso. Pareceu-me que, sendo indiscutivelmente legal e legítimo fazê-lo, alterava-se de forma artificial o devenir dos acontecimentos. Porém opiniões pessoais à margem, o certo é que a estratégia foi toda um acerto, já que permitiu ao asturiano realizar uma grandíssima saída, em boa parte responsável de se encontrar ao final no pódio".

Com o resultado, Alonso manteve as esperanças de conquistar o Mundial de Pilotos na última etapa da temporada, marcada para o Circuito de Interlagos, em São Paulo, no próximo fim de semana. Ele soma 260 pontos na classificação, contra 273 do líder Sebastian Vettel, da Red Bull. O alemão terminou na segunda posição em Austin, atrás do britânico Lewis Hamilton, da McLaren.

O jornal El Mundo, por sua vez, chama a manobra da Ferrari de "desesperada", porém admite que isso "teve seus frutos" na hora da largada. Já o Sport elogia Massa, lembrando que, mesmo "penalizado", o brasileiro "fez uma corrida brutal para acabar em quarto".

Evitando se alongar sobre a polêmica, o diário Marca também destaca o bom desempenho de Massa, escrevendo: "Alonso teve que suar até que pôde ter um final de corrida aprazível. Além de um problema em um pit stop, Kimi Raikkonen lhe deu muita guerra, porém sucumbiu no final, sendo inclusive superado por um Massa espetacular, que terminou depois de seu companheiro com um grande ritmo". O finlandês da Lotuscruzou a linha de chegada no sexto lugar, batido por Massa e também pelo britânico Jenson Button, dono do quinto posto com a McLaren.

Terra

Comentários