Julgamento de acusados de matar torcedor do Cruzeiro é suspenso

Julgamento foi suspenso após a exibição de um vídeo que não constava no processo

Julgamento foi suspenso após a exibição de um vídeo que não constava no processo

Previsto para iniciar na manhã desta terça-feira, o julgamento de seis dos 12 integrantes da Galoucura, maior torcida organizada do Atlético-MG, acusados de matar o torcedor cruzeirense Otávio Fernandes, em novembro de 2010, foi suspenso. De acordo com o promotor Francisco Santiago, a nova sessão deve ser marcada para 30 ou 31 de janeiro.

Conduzida pelo juiz Glauco Eduardo Soares Fernandes, presidente do 2º Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, a sessão desta terça-feira teve início às 9h45. Porém, foi suspensa depois que a defesa exibiu um vídeo sobre torcidas organizadas que não constava nos autos do processo.

“A defesa tentou superar a nulidade para conseguir dar continuidade, porém o vídeo passado pela própria defesa não foi encontrado anexado nos autos do processo, a gente não sabe o que aconteceu. A Promotoria não abriu mão, direito deles. Os rapazes vão continuar presos, vão passar o Natal e Ano-Novo presos, mas a defesa esta tranquila”, observou o advogado de defesa Dino Miraglia.

“Toda prova do processo tem de estar em ciência de ambas as partes pelo menos três dias antes do processo. Como a defesa pediu a exibição de vídeos que não tínhamos referência, aconteceu a nulidade. Quando do inicio da exibição, eu questionei as imagens por não ter conhecimento”, afirmou o promotor Francisco Santiago.

“Para a promotoria, a exibição das imagens é ate boa, pois mostra imagens de brigas de outras facções de torcidas organizadas, não somente a Galoucura, como a Máfia Azul também, mas tenho de cumprir a lei, sou homem da lei”, acrescentou Santiago.

O confronto entre torcedores ocorreu em 27 de novembro de 2010, em frente ao Chevrolet Hall, no Bairro São Pedro, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde era realizado um evento de vale-tudo, o 3º MMA Fight Brasil.

Otávio Fernandes faleceu no local após ser agredido com paus, cavaletes, chutes e socos, numa ação “extremamente violenta”, segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público. Outros quatro torcedores cruzeirenses também foram agredidos e ficaram feridos.

Atletas representantes das duas torcidas rivais competiam na disputa de vale-tudo, em que combatiam lutadores mineiros e paulistas. Em minoria, cruzeirenses foram encurralados. Otávio Fernandes foi atacado pelos atleticanos, principalmente na cabeça, quando estava caído no chão, e não resistiu aos ferimentos.

Dos seis réus que seriam julgados nesta terça, três estão presos – Cláudio Henrique Souza Araújo, o Macalé; Marcos Vinícius Oliveira de Melo, o Vinicin; e João Paulo Celestino de Souza – e são acusados de tentativa de homicídio e formação de quadrilha.

Outros três integrantes da Galoucura – Eduardo Douglas Ribeiro Junior, Josimar Junior de Sousa Barros e Windsor Luciano Duarte Serafim –, que estão em liberdade, serão julgados por formação de quadrilha.

A Assessoria de Comunicação do Fórum Lafayette informa que o processo referente aos outros seis acusados foi desmembrado e não previsão de quando eles serão julgados. Porém, ocorrerá depois do julgamento dos outros seis torcedores.

UOL Esporte

Comentários