Valcke anuncia amistosos e Itália como rival do Brasil nas Confederações

Confederações 2013 terá reedição da final da Copa de 1994 Foto: Fernando Borges / Terra

Confederações 2013 terá reedição da final da Copa de 1994

O sorteio dos grupos da Copa das Confederações será realizado apenas no próximo sábado, mas dois confrontos foram definidos previamente pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, nesta quarta-feira: Brasil x Itália e Espanha x Uruguai. Em reunião com o Comitê Organizador Local (COL), o francês confirmou brasileiros e espanhóis como cabeças de chave do torneio e ainda anunciou que a equipe verde-amarela fará dois amistosos no ano que vem, em Mineirão e Maracanã.

De acordo com Valcke, dois países do mesmo continente não podem integrar a mesma chave. Assim sendo, o Brasil (cabeça da Chave A) não poderá estar no mesmo grupo que o Uruguai (campeão da Copa América), nem a Espanha (cabeça B) enfrentar a Itália na fase de grupos. Ainda não se sabe, porém, em qual rodada os confrontos Brasil x Itália e Espanha x Uruguai serão realizados.

A Espanha se classificou para a Copa das Confederações graças ao título da Copa do Mundo de 2010. O time comandado por Vicente del Bosque também venceu a Eurocopa deste ano, mas a vaga europeia para o torneio ficou com a Itália, vice. Ainda disputam o torneio Taiti (campeão da Oceania), Japão (vencedor da Ásia), México (dono do atual título da Concacaf) e quem ficar com a Copa Africana de Nações, em janeiro de 2013.

Amistosos em RJ e MG
Valcke informou ainda que dois dos principais estádios do País, sede da Copa das Confederações, receberão duas partidas amistosas antes do torneio da Fifa: Maracanã e Mineirão.

No estádio carioca, o Brasil enfrentará a Inglaterra, no dia 2 de junho. Uma semana depois, em 9 de junho, o adversário será a França, no Mineirão. "São partidas excelentes para testar os estádios", informou o secretário-geral da entidade máxima do futebol mundial.

Terra

Comentários