Grêmio cria bolsões para impedir trânsito na inauguração da Arena

Arena Grêmio está perto de ser inaugurada. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Divulgação

Arena Grêmio está perto de ser inaugurada


O Grêmio, a Prefeitura de Porto Alegre e a Arena Porto Alegrense estão preocupados com a logística da inauguração da mais nova arena do Brasil, marcada para 8 de dezembro. Para conter a multidão de gremistas que deve comparecer ao bairro do Humaitá para a estreia, em evento com amistoso contra o Hamburgo, da Alemanha, serão criados bolsões de estacionamento em pontos estratégicos da capital gaúcha.

Os bolsões serão alocados em áreas privadas próximas à arena e ainda estão sendo viabilizados pela Arena Porto Alegrense, empresa que faz a gestão do novo estádio do Grêmio, de acordo com o que explicou o presidente Eduardo de Souza Pinto em entrevista ao Terra. O objetivo é que as pessoas não se aventurem de carro nas intermediações por conta da baixa oferta de estacionamento.

Além dos bolsões, há planos para criação de linhas exclusivas que partirão de praças de Porto Alegre diretamente para a arena no dia da inauguração. A expectativa é de casa cheia, com 60 mil torcedores. "Estamos elaborando um grande plano junto a Prefeitura e a Brigada Militar, e depois vamos fazer grande divulgação", afirmou Eduardo de Souza Pinto, que não prevê transtornos por conta de obras no local.

O estádio em si está praticamente pronto, com o gramado já plantado, inclusive, mas as principais vias de acesso ainda estão em obra e devem estar prontas até 8 de dezembro, de acordo com o dirigente. Havia o temor de que a Rua Voluntários da Pátria e a Avenida Padre Leopoldo Brentano não estivessem concluídas, hipótese descartada pelos administradores da arena.

"Por enquanto, os bolsões vão continuar funcionando, mas isso é para jogos de 50, 60 mil pessoas", afirmou Eduardo, que chamou a atenção para o fato de a arena ser localizada próxima de duas estações de trem - uma a 800 m e outra a 1500 m. Para os próximos meses, a expectativa é que os investimentos tragam mais estacionamentos às proximidades. O trânsito, portanto, não deve ser a maior preocupação do torcedor.

"Não ter engarrafamento é uma coisa muito complexa, mas digamos que vai estar tudo extremamente planejado para que todo mundo chegue e saia com tranquilidade e conforto. Mas é claro que pegar 50 mil pessoas e sair todo mundo ao mesmo tempo deve causar transtornos", analisou o presidente da Arena Porto Alegrense. "Até saída de shopping é assim: tem sempre um 'engarrafamentozinho' na cancela."

Terra

Comentários