City empata com Real, é eliminado na 1ª fase e protagoniza novo vexame

Grupo D Liga dos Campeões Real Madrid Borussia Dortmund Manchester City Ajax Foto: Getty Images

Manchester City tropeçou diante do Real Madrid e se despediu de forma precoce da Liga dos Campeões da Europa

Meses depois de acabar com o carma vivido na Inglaterra ao conquistar o campeonato nacional, o Manchester City voltou a enfrentar um novo drama: o vexame continental. Nesta quarta-feira, a equipe inglesa ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Real Madrid, no Eithad Stadium, em Manchester, e, com uma rodada de antecedência, acabou eliminada precocemente na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, pelo segundo ano consecutivo.

Badalado na Grã-Bretanha pelos altos investimentos, o Manchester City reencontrou o caminho dos grandes títulos ao conquistar de maneira emocionante o Campeonato Inglês na última temporada. Uma das grandes esperanças inglesas para brigar pelo título continental, a equipe de Roberto Mancini decepcionou e somou apenas três pontos após cinco rodadas. Consequentemente, o vexame veio com a eliminação com uma rodada antes da conclusão da etapa de grupos do torneio.

Em contrapartida ao milionário e abalado Manchester City, o Real Madrid se assegurou na próxima fase com a igualdade conquistada na Inglaterra. O time de José Mourinho chegou aos oito pontos e abriu quatro em relação ao Ajax, goleado pelo já classificado e líder do Grupo D Borussia Dortmund por 4 a 1, em Amsterdã.

Para não tornar o vexame da eliminação ainda maior, o Manchester City tenta assegurar pelo menos um lugar na atual Liga Europa, prêmio de consolação para os clubes que terminam em terceiro na etapa de grupos da Liga dos Campeões. A equipe inglesa enfrenta pela última rodada o Borussia Dortmund, na Alemanha, precisando da vitória e de um tropeço do Ajax, que encara o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. Ambos os duelos serão realizados no dia 4 de dezembro, às 17h45 (de Brasília).

Apresentando um inédito sistema de jogo, com três zagueiros, o Manchester City mostrou-se perdido no início do duelo, facilitando o trabalho para o organizado adversário. O Real Madrid, eficiente, abriu o placar logo aos 10min. O argentino Ángel Dí María recebeu pela ponta direita e cruzou para a segunda trave na direção de Karin Benzema. O centroavante francês aproveitou cochilo do brasileiro Maicon para se antecipar e estufar as redes do pressionado clube da casa.

Desesperado pela necessidade de vitória, o Manchester City modificou a forma de jogo e pressionou o Real Madrid. Entretanto, o forte sistema defensivo da equipe de José Mourinho e, especialmente Iker Casillas, dificultaram a missão dos mandantes. Tanto que o empate só veio aos 29min, depois de a arbitragem marcar polêmico pênalti de Álvaro Arbeloa (que acabou expulso) para os ingleses. Na cobrança, Sergio Agüero deslocou o goleiro rival.

Com grande atuação de Götze, Dortmund passeia contra Ajax fora e avança

Fora de casa, o Borussia Dortmund goleou o Ajax por 4 a 1 com grande atuação de Mario Götze, que participou de todos os gols, e se garantiu nas oitavas de final. O clube alemão depende apenas de si na última rodada para avançar como primeiro colocado da chave.

O placar foi aberto logo aos 8min do primeiro tempo, quando Marco Reus recebeu bom passe de Mario Götze e tocou a bola entre as pernas de Vermeer. O próprio Götze marcou o segundo, cortando para a perna direita na entrada da área e batendo colocado aos 36min.

O polonês Robert Lewandowski marcou o terceiro ainda no primeiro tempo, aos 41min, novamente com participação de Götze. O camisa 10 exigiu bela defesa de Vermeer com um voleio e o rebote sobrou para o artilheiro da equipe alemã ampliar.

Aos 22min do segundo tempo, o polonês fez o seu segundo na partida, desviando a bola na área após mais uma assistência de Götze. Hoesen, aos 41min, chutou com desvio na zaga para marcar o gol de honra do Ajax. O atual campeão, assim, alemão volta a passar de fase na Liga dos Campeões após dez anos.

Terra

Comentários