Maracanã atinge 80%, e Valcke diz que não há outra opção

 Foto: AP

Segundo Valcke, não dá para imaginar evento de futebol no Brasil sem partidas no Maracanã

A final da Copa das Confederações, no próximo dia 30 de junho, será no Maracanã mesmo que o estádio ainda precise de retoques para estar totalmente pronto. O governo estadual divulgou que 80% das obras já foram concluídas, e o secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, afirmou que não há outra opção que não seja contar com o local.

"É um momento especial estar aqui. Este é um estádio único. Em 20 meses teremos a final aqui. Com certeza entre o Brasil e outro time. O Maracanã tem que estar pronto. Não temos outra opção. A garantia é de que tudo será entregue a tempo", afirmou Valcke, em tom de alfinetada, já que o Maracanã deveria ser entregue em dezembro, prazo inicial da Fifa.

"É impossível que não esteja pronto. Não dá para imaginar uma Copa das Confederações ou qualquer outro evento de futebol no Brasil sem um jogo no Maracanã", reforçou Valcke.

O dia oficial de conclusão da obra é 28 de fevereiro. No entanto, a secretária estadual de de esportes Márcia Lins admitiu que vai demorar pelo menos mais um mês para o plantio e fixação do gramado. Além disso, o governo do Estado ainda precisa abrir licitação para "obras intramuros", que são nada mais do que a construção de bilheterias, instalação de catracas e estruturas necessárias ao funcionamento do estádio.

"Em relação à parte externa, vamos abrir os envelopes da licitação nos próximos dias e há tempo hábil para ficarem prontas para os eventos-teste", garantiu o secretário-chefe da Casa Civil estadual, Regis Fichtner.

E depois da Copa das Confederações o governo ainda vai precisar demolir o prédio do antigo Museu do Índio, a escola municipal Friedenreich, e um laboratório de análises agrícolas, todos assuntos ainda em discussão na Justiça. "O prédio do antigo museu não é tombado. Dentro de um complexo esportivo não é adequado que índios vivam. O governo do estado comprou estes imóveis, está pagando por eles, e cabe ao governo federal encontrar solução tanto para os índios quanto para onde colocar o laboratório", explicou Fichtner.

O ministro dos Esportes Aldo Rebelo preferiu manifestar otimismo depois de sofrer mais uma pressão da Fifa - embora bem menor do que algumas discussões anteriores. "O Maracanã conheceu uma evolução espetacular. Tínhamos no começo do ano algo em torno de 20% e chegamos ao final do ano em torno de 80%. Projetando o prazo necessário para conclusão, recebemos segurança de que será entregue", disse o ministro.

Rebelo explicou os próximos passos do estádio. "Todo material de cobertura já se encontra aqui. Primeira parte instalada em dezembro, a segunda em janeiro. Temos todo o prazo para cumprir etapa por etapa as exigências da Fifa. Embora o tempo não seja matéria-prima em excesso, é escassa, temos o suficiente para entregar o Maracanã."

Terra

Comentários