Dos braços cruzados à greve: Série A pode parar com rebaixados definidos

Insatisfeitos com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os jogadores fizeram mais um protesto organizado pelo Bom Senso F.C., nesta quarta-feira, em jogos do Campeonato Brasileiro

 

Depois de cruzar os braços, fazer cobranças diretas à CBF em televisão aberta e trocar passes aleatórios, o Bom Senso FC vira a página e planeja os próximos passos. A quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, uma reunião entre lideranças deve ser realizada nesta quinta-feira para definir como o tom será elevado. Há possibilidade de greve na 38ª rodada, mas essa ainda é uma alternativa difícil de ocorrer.

Acho que é um dia histórico para o futebol brasileiro. Os jogadores estão conscientes do que estão fazendo e da necessidade desse movimento

Paulo André, do Corinthians, sobre o Bom Senso à ESPN Brasil

De acordo com membros do grupo ouvidos pelo Terra, só mesmo a definição dos rebaixados na penúltima rodada permitiria uma paralisação dos jogadores. A avaliação é de que a greve seria desrespeitosa aos torcedores, certamente preocupados com as situações de suas equipes. Outra possibilidade mais factível de efetivamente cruzar os braços e não ir a campo é para o início de 2014.

Não pode trocar a direção da entidade maior e ficar nas palavras. Em janeiro de 2015, os meninos que estão despontando vão sofrer. Eu não estarei lá, mas muitos estarão

Rogério Ceni, goleiro são-paulino

Durante os últimos dois dias, os membros do Bom Senso FC trataram com o maior sigilo possível as manifestações que seriam realizadas na noite de quarta-feira. O temor principal era de que as informações vazassem e a CBF interviesse nos bastidores, como de fato ocorreu depois dos primeiros jogos da noite. 

Já orientado, o árbitro mineiro Alício Pena Júnior ameaçou os 22 jogadores de Flamengo e São Paulo (jogo que iniciou às 21h50) com cartões amarelos caso os braços fossem cruzados antes das partidas. Por isso, um plano B previamente estabelecido foi colocado em prática após conversas entre as lideranças dos dois clubes: dar a saída de bola, mas apenas deixar o tempo passar por cerca de 40 segundos, o que atou as mãos de Alício. 

 

A gente sabe do histórico dele, é só procurar. Ele não passa de um babaca e não pode apitar jogos do Campeonato Brasileiro

Chicão, zagueiro do Flamengo a respeito do árbitro Alício Pena Júnior

Oficialmente estabelecido desde setembro, o Bom Senso FC se irritou com as atitudes recentes da CBF. Organizada pela entidade, a última reunião para tratar sobre o tema teve uma série de lideranças e dirigentes, gesto interpretado pelos atletas como uma tentativa de minimizar o movimento.

A gota d'água, porém, foi a convocação da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol para o encontro de efeito nulo. Além disso, a CBF agendou a reunião em dia e horário previamente estabelecidos pela Câmara dos Deputados para um encontro com lideranças do Bom Senso FC. O novo encontro foi marcado para 18 de novembro. 

Itens importantes solicitados pelos jogadores já tiveram sinalização negativa por parte da CBF na reunião. O principal deles é que os Estaduais em 2015 teriam 19 datas, número considerado elevado pelos líderes do Bom Senso FC. A não paralisação do futebol brasileiro durante a Copa América 2015 e o não respeito às Datas Fifas também foram agravantes na discussão. 

Terra

Comentários