Corinthians anuncia fim de ciclo e confirma saída de Tite para 2014

Tite deve ser substituído por Mano Menezes no cargo Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Tite deve ser substituído por Mano Menezes no cargo

 

O presidente do Corinthians, Mário Gobbi, confirmou na manhã desta sexta-feira que o técnico Tite não terá o contrato renovado para a temporada 2014. Mano Menezes, que se demitiu do Flamengo recentemente e a quem Tite substituiu na chegada ao clube alvinegro, deve assumir a vaga ao final do contrato, em dezembro.

"Ontem (quinta-feira) sentamos para conversar. professor, eu, Roberto (de Andrade, diretor de futebol), Edu (Gaspar, gerente de futebol), Duílio (Monteiro, diretor adjunto de futebol), e ambas as partes chegaram a uma conclusão de que não deveríamos renovar o contrato e que isto era uma decisão boa para ambas as partes", afirmou Gobbi, postado ao lado de Tite na sala de imprensa do CT Joaquim Grava.

"Nada é eterno, tudo tem um início, um meio e um fim. Apenas achamos que, no momento, para nós, o melhor seria darmos um tempo no trabalho. E assim foi feito", continuou Gobbi. "Eu sou extremamente grato e orgulhoso que tudo que nós conquistamos. Mas isso a gente pode colocar para depois", disse Tite, ao ressaltar que ainda buscará a classificação à Copa Libertadores, ainda que improvável pela campanha irregular no Brasileiro.

Na quinta-feira, após treinamento, Tite já havia dado indícios de que havia sido informado do fim de seu ciclo no clube. Ao deixar o gramado, preferiu não conceder entrevista e se resumiu a dizer: "estou em paz. Estou em paz comigo mesmo". O anúncio surge justamente em momento de recuperação alvinegra, após a vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, resultado que quebrou jejum de 101 dias sem triunfo.

Antes, o treinador esteve ameaçado de demissão ao ver sua equipe sofrer no Campeonato Brasileiro, com série negativa que a deixou próxima da zona de rebaixamento. O segundo semestre não agradou ao torcedor, que chegou a protestar em mais um momento por conta da apatia da equipe que, nos últimos anos, conquistou os maiores títulos da história do clube.

Apesar da fase instável, Tite deixa o Corinthians com dois títulos em sua última temporada: Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana. Mais do que isso, é um dos treinadores mais vitoriosos da história do clube, depois de levantar um Brasileiro (2011), uma Copa Libertadores e um Mundial de Clubes (ambos em 2012). Mário Gobbi não confirmou acerto com Mano Menezes, provável substituto.

"Não confirmo. A decisão (da não renovação) foi tomada ontem. A partir de hoje (sexta-feira), vamos pensar e acharmos quem se encaixa no perfil daqui. Quando tivermos esse nome, vocês saberão", afirmou o presidente corintiano.

Mano Menezes, que deve reassumir o cargo que deixou em 2011 para assumir a Seleção Brasileira, fez bom trabalho ao ajudar na reestruturação do clube após o rebaixamento à Série B do Brasileiro em 2007. Foi com ele que o time se sagrou campeão da Copa do Brasil de 2009, além de Paulista no mesmo ano. Na Seleção, não conseguiu dar padrão ao time e acabou demitido em novembro de 2012.

Mano resistiu em voltar ao mercado do futebol. Em junho, foi anunciado como treinador do Flamengo, equipe na qual mais uma vez não teve sucesso no cargo. A diferença é que, desta vez, ele pediu demissão após derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR, no Maracanã, em setembro.

Terra

Comentários