Números dão razão a Pato em cobrança por vaga no Corinthians da "secura"

Alexandre Pato comemora depois de marcar o gol da vitória do Corinthians no domingo Foto: Fernando Calzzani/ Photopress / Gazeta Press

Alexandre Pato comemora depois de marcar o gol da vitória do Corinthians no domingo

"Os números contam. Toda vez que fui titular eu fiz gol. Só deixo que os números falem". 

A frase é de Alexandre Pato, na saída de campo da Arena Fonte Luminosa no domingo, depois de converter penalidade que deu a vitória pelo placar mínimo ao Corinthians sobre o Fluminense. Segundo pior ataque do Campeonato Brasileiro, só atrás do lanterna Náutico, o setor corintiano é melhor com Pato em campo. Muito melhor. Ao menos nos números. 

Artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, Alexandre Pato foi titular em 14 dos 33 jogos da competição e assim marcou oito gols. Nessas partidas, o Corinthians atingiu a média de 1,14 gol por jogo, muito acima de seu índice.

Já com Pato na reserva, como contra o Fluminense, o Corinthians teve 12 partidas e marcou oito gols, índice de 0,66. Nesses jogos, o atacante marcou apenas uma vez, exatamente de pênalti na noite do último domingo. 

Ainda houve sete partidas em que Alexandre Pato não jogou - seis a serviço da Seleção, uma contundido - e nesses jogos o Corinthians, coincidentemente ou não, teve seus piores momentos ofensivos. Só dois gols foram marcados, e o índice despencou para 0,28 gol marcado.   

Naturalmente, se faz mais gols, o Corinthians também conquista mais pontos quando tem Alexandre Pato em campo como titular. Sete das dez vitórias no Campeonato Brasileiro ocorreram nessas partidas: 59% de aproveitamento, que cai para 36% quando ele é reserva e para 33% nos jogos em que ele foi desfalque. 

Terra

Comentários