GP dos EUA: Vettel reage e lidera dobradinha da Red Bull em 2º treino livre

Alemão conquistou o primeiro lugar, deixando Mark Webber em segundo Foto: Reuters

Alemão conquistou o primeiro lugar, deixando Mark Webber em segundo

O alemão Sebastian Vettel manteve o protocolo e liderou o segundo treino livre para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, nesta sexta-feira, em Austin. O tetracampeão foi apenas o 18º colocado do primeiro treino, mas reagiu na segunda atividade do dia e conquistou o primeiro tempo com a marca de 1min37s305. Seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, foi o segundo colocado.

O dia marcou a volta de Heikki Kovalainen às atividades, e o finlandês não decepcionou: substituto do compatriota na Lotus, o experiente Kovalainen conquistou o quinto melhor tempo, atrás dos carros da Red Bull e da Mercedes – Nico Rosberg foi o terceiro, com Lewis Hamilton em quarto. Companheiro do finlandês na Lotus, o francês Romain Grosjean foi o oitavo.

Único piloto brasileiro na Fórmula 1 em 2013, Felipe Massa foi somente o 12º colocado com a Ferrari. Seu companheiro, o espanhol Fernando Alonso, foi 10º. Já o mexicano Sergio Perez, que comunicou nesta semana que deixará a McLaren no fim de 2013, foi ainda mais discreto: 13º, quatro posições atrás de seu companheiro Jenson Button.

O primeiro piloto a estabelecer tempo foi Heikki Kovalainen, estreando na Lotus, com a marca de 1min40s335. O tempo, porém, logo foi superado pela concorrência – no caso, por Jenson Button (1min39s786) e por Sebastian Vettel (1min38s211). Lá atrás, o inglês Max Chilton buscava tempos bons com sua limitada Marussia, mas escapou da pista e foi obrigado a abortar a tentativa prematuramente.

Na briga para superar a marca de Vettel, Webber estabeleceu o segundo melhor tempo, com 1min38s660. Mais tarde, o australiano superou o companheiro com 1min37s420, mas acabou levando o troco do tetracampeão, que fez 1min37s305. A dupla da Ferrari vinha mais atrás, com Fernando Alonso em 10º (1min38s461) e Felipe Massa em 11º (1min39s104), mas o brasileiro ainda foi superado no fim pelo alemão Adrian Sutil.

Um curioso incidente ainda marcou os minutos finais da segunda sessão de treinos: após o abandono de Max Chilton, um trator foi à pista para resgatar sua Marussia, mas atolou do lado de fora da pista. Alonso ainda trocou o bico e tentou melhorar a marca nos minutos finais, mas não conseguiu e terminou apenas na virtual quinta fila.

Terra

Comentários