UNICEUB Brasília encara caldeirão uruguaio, derruba aguada e conquista segundo título sul-americano

11 M Osimani-4

O que pode sair da reunião entre o mais vitorioso técnico Sul-Americano dos últimos tempos com o elenco mais cascudo do basquete brasileiro da última década? Título! O primeiro caneco de Sergio Hernandez como técnico no basquete brasileiro veio logo em sua primeira competição. Com altos e baixos e lidando com a dura perda, por lesão, do símbolo da equipe, Alex Garcia, o Uniceub Brasília não sentiu a pressão da fantástica torcida do Aguada e deixará Montevidéu com o segundo título da América do Sul para a sua galeria.

Só não é verdade que o Brasília calou a torcida do Aguada porque a fantástica hinchada uruguaia simplesmente não para ou parou, nem mesmo quando a vitória brasileira já estava sacramentada, com o placar final de 93 a 81. Na vitória e na derrota, os aplausos e os cantos tomaram conta de Montevidéu que esbravejou orgulhosa “soy Aguada” até o fim.

Aos gritos de “Leandro, Leandro”, a torcida só não aplaudiu a escolha de Guilherme Giovannoni como melhor jogador da competição. Com classe, o craque do Brasília ofereceu o troféu para todo o elenco. Não é para menos.

Para o triunfo da noite desta sexta-feira, os candangos precisaram de partidas espetaculares de seus titulares. Quatro deles anotaram mais de 20 pontos: Osimani com 20 tentos e 13 assistências; Arthur com 20 pontos; Marcus Goree com 20 pontos e 8 rebotes e Guilherme  com 21 pontos e 10 rebotes. Nezinho, que teve maior responsabilidade defensiva ao longo do duelo foi apenas discreto no lado ofensivo, terminando com 6 pontos nos 32 minutos que ficou em quadra.

Vestindo a camisa 54 virada para frente, numa homenagem a Alírio, outro desfalque bastante relevante para a temporada candanga, o armador e capitão Nezinho levantou o troféu, mais um pra sua galeria.

Pelo time vice-campeão, que quase repetiu o feito de virar um jogo inacreditável (tirou 19 pontos de diferença mas depois viu brasilienses dispararem), Leandro García-Morales foi o máximo anotador do embate com 29 pontos.

A última vez que um clube brasileiro havia decidido uma competição contra um uruguaio havia sido em 1998, no Sul-Americano de Clubes de Tarija, na Bolívia. Na ocasião, o Vasco da Gama venceu o Welcome. Com o título, o Uniceub Brasília, que já havia levantado o troféu em 2010-2011, empata justamente com o alvinegro carioca com duas conquistas da Liga Sul-Americana.

Terra

Comentários