Abatida após 5ª Olimpíada, Jaqueline Mourão despista sobre adeus

Jaqueline Mourão se despede de Sochi com o 76º lugar na prova de 15 km e 77º lugar na prova de 7,5 km Foto: AP

Jaqueline Mourão se despede de Sochi com o 76º lugar na prova de 15 km e 77º lugar na prova de 7,5 km

A prova individual feminina do biatlo de 15 km, em disputa válida pela Olimpíada de Inverno de Sochi 2014, pode ter sido a última participação olímpica de Jaqueline Mourão. Aos 38 anos, e bastante chateada com o desempenho na disputa (foi a 76ª colocada, dentre 84 competidoras), a brasileira mostrou incerteza em torno da carreira no esporte.

Ao ser questionada sobre a possibilidade de mais um ciclo olímpico, Jaqueline Mourão - que disputou cinco Olimpíadas na carreira - mostrou incerteza. "A gente vai decidir isso depois. Agora vamos descansar, vou voltar a ver meu filho, vou cuidar da minha família e depois a gente vê", contou ela ao Terra, abatida com o desempenho.

Foi a terceira prova de Jaqueline nos Jogos de Inverno 2014, em Sochi, na Rússia. Na primeira, o biatlo de 7,5 km categoria sprint, ela foi a 77ª e saiu bastante satisfeita com o desempenho nos tiros - foram nove acertos em dez, performance comparada às das primeiras colocadas. Três dias depois, no cross country categoria sprint livre, ela foi a 65ª, e tampouco demonstrou abatimento.

Nesta sexta, Jaqueline terminou com a 76ª posição, e não conseguiu esconder a decepção. O motivo: a queda de rendimento nos tiros, prática que ela adotou em 2010. Com 13 acertos em 20, sofreu sete punições e perdeu tempo com as voltas no minicircuito do traçado do Laura Biathlon & Cross Country Stadium, na cidade de Krasnaya Polyana. Desta forma, encerrou a quinta participação olímpica sem a mesma empolgação dos dias anteriores.

"Acho que é todo o caminho, todo o processo... Foram quatro anos de muita dedicação, de abdicar de muitas coisas, de ficar longe dos amigos, de ficar longe da minha família... É difícil por causa do último resultado, mas acho que a primeira prova foi muito legal, acho que consegui acertar bem os tiros, e hoje foi um pouco pior, mais difícil", analisou ela.

Diante da possibilidade real de disputar pela quarta vez a Olimpíada de Inverno em 2018, a mineira - que disputou os Jogos de 2006, 2010 e 2012 na neve - não se animou com a chance de voltar às Olimpíadas de Verão com o tiro. "Acho que já tenho três modalidades diferentes. Vou pensar só no meu filho agora e na minha família, e depois a gente vê quais vão ser os próximos objetivos", contou ela, ciclista com as disputas das Olimpíadas de 2004 e 2008 no mountain bike.

Terra

Comentários