Presidentes assinam; Pato vai para o São Paulo e Jadson para o Corinthians

Passagem de Pato pelo Corinthians durou pouco mais de um ano, mesmo período de Jadson no SP

Passagem de Pato pelo Corinthians durou pouco mais de um ano, mesmo período de Jadson no SP

A troca entre São Paulo e Corinthians, envolvendo a ida de Alexandre Pato para o clube do Morumbi e Jadson para o time alvinegro está quase selada. Nesta quarta, os presidentes das duas equipes, Mário Gobbi e Juvenal Juvêncio assinaram a transação. Agora, só faltam os jogadores firmarem o compromisso, o que deve ocorrer nesta quinta. . 

Dessa forma, Pato chegará ao São Paulo por empréstimo até o fim de 2015. Jadson, por sua vez, rescindirá com o clube do Morumbi para assinar com o Corinthians de forma definitiva. Oficialmente, porém, o discurso ainda é cauteloso.

"Faltam alguns detalhes. Está bem avançado, mas não fechou. Amanhã [quinta] a gente anuncia tudo para vocês", disse Ronaldo Ximenes, diretor de futebol do clube do Parque São Jorge. 

O Corinthians pagará cerca de metade do salário de Pato, que era de R$ 800 mil, contando direitos de imagem e salário em carteira. Mesmo assim, o clube se gaba de ter economizado R$ 150 mil mensais ao somar o valor que seguirá gastando com o ex-milanista e com o novo reforço. 

Além disso, o clube do Parque São Jorge está liberado para vender Pato a qualquer momento, sem precisar de autorização do São Paulo. A comissão técnica tricolor também não poderá escalar o jogador contra o Corinthians, respeitando uma das maiores exigências da negociação. "Isso eu posso te garantir. Enquanto estiver emprestado, ele não poderá nos enfrentar", disse Ronaldo Ximenes, diretor de futebol alvinegro. 

Quando o período do acordo terminar, Pato ainda terá mais um ano de contrato com o time do Parque São Jorge. De acordo com o presidente alvinegro, Mário Gobbi, não existe chance de o São Paulo obter o jogador de graça. A única possibilidade de contar com o atleta de forma definitiva é pagando 15 milhões de euros, valor que o próprio Corinthians desembolsou ao trazê-lo da Itália.

A negociação relâmpago começou na segunda-feira e foi selada rapidamente. No início da noite, quando a informação vazou, representantes dos dois times admitiram o interesse, mas negaram qualquer acerto entre as partes. A confirmação veio apenas no começo desta quinta-feira, quando Gobbi e Juvenal selaram a transferência. Em conversa com jornalistas no Pacaembu, antes da derrota do Corinthians para o Bragantino pelo Paulista, já falava sobre Pato em tom de despedida. Para o dirigente, a passagem do atacante pelo Parque São Jorge não foi uma decepção.

"Por que não deu certo no Corinthians? Poxa vida, é porque o futebol tem essas nuances, esses mistérios. É difícil. Pode ser que ele dê certo. Calma, pode ser que ele dê certo. O Pato tem aqui todo o respeito, o respaldo e o espaço para o ficar. Vamos ver o que é bom para o clube. Pato é um grande jogador, não foi uma decepção de jeito nenhum. Ele é um craque. Eventualmente, acontecendo a hipótese de ele se envolver em uma permuta, é temporário porque ele tem contrato até 2016, o Corinthians investiu milhões de euros por ele. O Pato é patrimônio do clube", analisou.

O presidente do Corinthians aproveitou para negar que a decisão de negociar o jogador aconteceu por conta da invasão de torcedores no último sábado.

"As decisões sobre vinda e saída de jogador não se baseiam em manifestações de torcida, se baseiam em decisões da equipe técnica e pelo interesse da proposta. O torcedor é um passional, se você marca um ou dois gols você já vira ídolo da torcida, então isso não é considerado", disse. 

Após a derrota do Corinthians para o Bragantino pelo Paulista, o técnico Mano Menezes elogiou o novo reforço do time. Para o treinador, Jadson deve cobrir uma posição carente na equipe: a armação das jogadas. 

"Questão de Pato e Jadson, se abriu essa possibilidade, nós entendemos que em função das circunstâncias é algo que pode ser positivo para a gente. A chegada do Jadson dá uma opção de armação de equipe que precisávamos fazer. Provavelmente, Pato também entendeu dessa maneira. E o São Paulo com quem fazemos a negociação também deve ter entendido dessa forma. Todas as partes, em função de todas essas circunstâncias, todo mundo entendeu que seria algo positivo para fazer as coisas melhorarem para todos. É dessa maneira que estamos encarando", disse o técnico, em entrevista coletiva no Pacaembu.

UOL Esporte

Comentários