Estrela do violino, tailandesa termina slalom em último lugar




















Uma tailandesa desconhecida do grande público brasileiro foi um dos destaques da disputa do slalom gigante em Sochi 2014. Vanessa Vanakorn, 35 anos, não é um dos maiores talentos do esqui mundial, mas levantou a arquibancada gelada do Rosa Khutor Alpine Center, em Krasnaya Polyana.

A esquiadora é conhecida popularmente na Europa e na Ásia como Vanessa-Mae por sua carreira profissional como violinista. A tailandesa já vendeu mais de 10 milhões de discos ao redor do mundo e fez trabalhos com artistas famosos como Janet Jackson e Prince.

Vanessa nasceu em Cingapura e é filha de mãe chinesa e pai tailandês, mas cresceu na Inglaterra e tem duplo passaporte (britânico e tailandês). “Sou britânica, mas não havia como representar meu país (em uma Olimpíada), principalmente porque meu pai natural é tailandês. Queria competir pela Tailândia porque é uma parte importante de mim que nunca celebrei – ser tailandesa”, completou.

Em Sochi, Vanessa-Mae conseguiu inclusive ofuscar a campeã olímpica, a eslovena Tina Maze, ao ser uma das mais requisitadas pela imprensa mundial. A brasileira Maya Harrisson confidenciou que muitas atletas pediram autógrafo e tiraram foto com a tailandesa.

No slalom gigante, a "atleta" ficou em 74º lugar na primeira descida e foi a última colocada entre as que conseguiram completar o percurso – outras 12 foram eliminadas.  Na segunda, ela voltou a ser mais lenta – 67ª – entre as que conseguiram chegar ao final, mas comemorou muito com a torcida ao terminar a sua particpação.

Como a carreira de violinista é o seu “ganha pão”, a tailandesa foi questionada sobre o temor de se machucar ou lesionar os seus braços.  Em 2009, ela fraturou o cotovelo ao cair de um teleférico que carrega os esquiadores.

“Você pode ficar protegida da cabeça aos pés e não assumir riscos, mas e daí? Você precisa se divertir na vida”, disse Vanessa-Mae.

Para Sochi 2014, a violinista decidiu dar um breve intervalo na carreira musical e se concentrar na preparação para a disputa da Olimpíada de Inverno. Ela comentou a performance após uma das decidas.

“É difícil se manter concentrada quando se tem apenas seis meses de treino como eu tive, mas estou contente por não ter sido eliminada. Quase bati três vezes, mas consegui chegar lá embaixo. Apenas a experiência de estar aqui é incrível. Fiquei preocupada de me perder (na pista), mas eu consegui”, disse.

Terra

Comentários