Russos perdem a linha no curling e recebem pedidos de silêncio

Torcida ficou empolgada com quatro jogos de curling ao mesmo tempo Foto: Getty Images

Torcida ficou empolgada com quatro jogos de curling ao mesmo tempo

O curling, um dos esportes que mais fizeram sucesso no Brasil em Vancouver 2010, começou nesta segunda-feira, dia 10, em Sochi. Os melhores jogadores do mundo da “bocha no gelo” estão reunidos no Ice Cube Curling Center e a torcida russa promete ser uma das protagonistas no bom e no mal sentido.

O ginásio com capacidade para 3 mil espectadores estava cheio com apenas algumas cadeiras vazias. Os russos, ainda pouco acostumados a jogos de grande relevância do curling, faziam muito barulho e estendiam as suas bandeiras a cada jogada positiva dos donos da casa.

Na estreia, pelo masculino, os russos perderam por 7 a 4 para os britânicos. Por sua vez, as mulheres lideradas por Anna Sidorova se saíram melhores e venceram as dinamarquesas por 7 a 4.
No feminino, os quatro jogos da primeira rodada rolaram ao mesmo tempo. No entanto, o famoso silêncio do curling não foi respeitado pela torcida russa, que estava entusiasmada, batia palmas, apitava, batia os sinos e gritava a cada jogada positiva (ou às vezes não) do time da casa.

 Anna Sidorova (centro) é considerada a musa da equipe russa Foto: Getty Images

Anna Sidorova (centro) é considerada a musa da equipe russa

Por atrapalhar em muitas oportunidades as outras equipes que estavam arremessando a pedra, a organização soltava em algumas oportunidades a seguinte mensagem no telão: “por favor reduza o barulho enquanto a jogadora estiver arremessando a pedra”.

De acordo com a atleta russa Ekaterina Galkina, a segunda responsável pelos arremessos, a torcida ainda não está tão acostumada a acompanhar em ginásios partidas de curling e, por isso, tenha se empolgado um pouco demais.

“Não é comum ter tanta gente assim em nossas partidas. Mas é uma energia positiva a nosso favor. Vi que até apareceram algumas mensagens para eles segurarem um pouco o barulho”, disse Galkina.

Musa e skip da equipe russa, Anna Sidorova declarou que o barulho “atrapalhou um pouco no início, mas temos de conviver com isso” durante a competição.

Apesar das críticas, a torcida foi um show à parte, especialmente no momento decisivo do 9 end, quando as russas estavam empatadas por 4 a 4 e fizeram dois pontos em uma grande jogada liderada por Sidorova. Com a vantagem, os fãs não pararam até o fim do 10º end, quando soltaram o grito de vitória e foram saudados pelas atletas (algumas mandaram até beijo).

Terra

Comentários