Prodígio de 15 anos leva Rússia a primeiro e polêmico ouro em Sochi


Yulia Lipnitskaya se esforça durante apresentação que ajudou a Rússia a faturar sua primeira medalha de ouro em Sochi

Com uma equipe composta principalmente por atletas jovens, Yulia é a mais nova delas. Apesar da pouca idade, o currículo é de profissional.

O primeiro ouro olímpico da Rússia nos Jogos Olímpicos de Sochi saiu neste domingo pela patinação por equipes.  Entre a patinação da jovem Yulia Lipnitskaya, de 15 anos, que emocionou a torcida, e uma polêmica nos bastidores: o jornal francês L´Équipe reportou que os EUA e o país-sede teriam combinado o primeiro lugar russo em troca de vantagem americana na modalidade por duplas.

A informação foi divulgada pelo jornal francês neste domingo. "Não são mais que tontices e falatórios. Ninguém será campeão de outra maneira que não seja patinando. Já passamos por isto em Salt Lake City (2002), declarou o diretor geral da Federação Russa de Patinação, Valentin Piseyev.

E patinando no gelo, o destaque foi uma cara de criança. Yulia Lipnitskaya, que tem apenas 15 anos, viu-se madura o suficiente para carregar o sonho de uma medalha pela Rússia já nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. E ela foi determinante.

Yulia ajudou a equipe de patinação russa a conquistar o primeiro lugar na categoria por equipes neste domingo.

Ao som da música-tema do filme "A lista de Schindler", John Williams, Yulia voltou a emocionar a torcida russa neste domingo em Sochi. Com movimentos difíceis de giros aéreos muito rápidos. 

"A grande vantagem dela é que ela é completa. Não tem o que dizer", cravou o comentarista de SporTV, Marcus Vinícius Schimit, que havia se emocionado muito na primeira aparição da jovem neste sábado.

Neste domingo Yulia fez a melhor exibição da noite entre as mulheres com a nota de 141.51. E deixou a Rússia com a mão na medalha de ouro antes mesmo do final da competição por equipes.

Mas ninguém imaginaria uma responsabilidade tão grande em cima de uma competidora ainda muito jovem. Há seis meses a vaga olímpica ainda não estava nos planos de Yulia. Afinal, a Rússia havia deixado de ser potência no esporte desde que Irina Slutskaya ficou com o bronze nas Olimpíadas de 2006.

O começo da carreira foi aos quatro anos de idade, na cidade de Yekaterinburg, onde nasceu. Aos nove a menina se mudou junto com a mãe para Moscou. Foi então que a carreira profissional começou de vez. Estudando em casa e com paixão por pintar, disciplina comanda a patinação de Yulia.

Desde que entrou para a patinação profissional Yulia acredita que amadureceu. "Eu mudei e minha patinação mudou. Minha patinação está mais madura na minha cabeça e nos meus pensamentos", disse a jovem ao jornal americano The New York Times, em janeiro.

Na opinião de sua treinadora, Eteri Tutberidze, a menina se vê como adulta. "Ela colocou-se na tarefa de um adulto. Por isso ela parece ser mais fechada", explicou ao jornal americano.
O repertório de patinação vai do ballet clássico, apresentado no primeiro dia de competição em Sochi, ao mais agitado como a trilha de "Kill Bill", que exibiu em 2013 no Canadá, quando, inclusive, vestiu-se inspirada no filme de Quentin Tarantino.

A disciplinada Yulia apareceu para o mundo da patinação entre 2012 e 2013. Neste ano, ela mostrou a que veio logo em janeiro, quando foi campeã europeia.

Sochi ainda terá Yulia na patinação. Ela competirá pela modalidade individual, na qual a favorita é a sul-coreana e atual campeã olímpica, Yuna Kim.

O suposto truque não será investigado pela Federação Internacional de Patinação, que definiu o caso como "rumores e acusações sem provas". 

UOL Esporte

Comentários