Isabel Clark vê skate como opção para novos talentos no snowboard

Isabel Clark na Vila Olímpica em Sochi Foto: Terra

Isabel Clark na Vila Olímpica em Sochi

Isabel Clark é a atleta mais experiente da delegação brasileira em Sochi. Aos 37 anos, a carioca parte para a sua terceira participação em Jogos Olímpicos de Inverno e sonha com novos participantes do País no futuro no snowboard. Atualmente, ela é a única participante na modalidade.

Um dos caminhos sugeridos é usar atletas que se destaquem ainda nas categorias de base no skate. A modalidade, que tem algumas semelhanças ao snowboard, é uma das mais praticadas do Brasil e pode oferecer a chance de talentos que se interessem em participar da modalidade olímpica, já que o skate ainda não faz parte dos esportes do COI (Comitê Olímpico Internacional).

"Toda ideia é válida e acho que seria legal ter um projeto assim, especialmente com crianças. Aparecem hoje atletas, mas em idade avançada e fica difícil conseguir vaga olímpica ou disputar etapa da Copa do Mundo porque o esporte está muito competitivo", disse.

Isabel Clark disputou as Olimpíadas de Turim e Vancouver Foto: Reinaldo Marques / Terra

Isabel Clark disputou as Olimpíadas de Turim e Vancouver

O americano Shaun White, bicampeão olímpico do snowboard halfpipe, conseguiu ter uma carreira de destaque nas duas modalidades ao somar duas medalhas de ouro nos X Games no skate, contra 13 no snowboard.

A snowboarder brasileira destacou que é muito caro sair do Brasil e para fazer a adaptação ao snowboard no exterior, mas fez uma sugestão. "Fizeram um indoor (parque de esportes de neve) em Gramado e pode servir já para fazer um filtro dos mais talentosos. O cara que for tentar (se desenvolver no snowboard) precisa ter o apoio da família por estar longe, mas acho que há condições de aparecer alguém", completou.

Isabel participará da prova do snowboard, modalidade cross, no dia 16 de fevereiro. A sua melhor participação foi o nono lugar nos Jogos de Turim 2006.

Futuro

A Confederação Brasileira de Desportes na Neve (CBDN) informou que trabalha para a transição e o surgimento de novos talentos para sucederem Isabel Clark. De acordo com o presidente Stefano Arnhold, está terminando a construção de um Centro de Treinamento em São Roque, interior de São Paulo, para as modalidades de freestyle (esqui e snowboard).

"Com esse CT, podemos fazer a transição, melhorar o treinamento e dar uma turbinada", completou o dirigente. Atualmente, o Campeonato Brasileiro de Snowboard é disputado em agosto no Chile.

Arnhold afirmou que atletas brasileiros do skate já são e foram utilizados e que a modalidade oferece essa oportunidade de uma adaptação mais rápida ao snowboard, lembrando nomes de alguns que fizeram essa passagem como Felipe Mota.

Terra

Comentários