As consequências de um mau planejamento



Diretoria do Corinthians e Pato (foto) são alvo de torcedores alvinegros depois do péssimo 2013

Antes que alguém venha querer dizer que estou defendendo o Corinthians, estou aqui só mostrando uma opinião clara do ocorrido entre muitos times do país. Quando uma equipe grande do futebol brasileiro, ou aqueles times com tradição entram em uma crise financeira, vem diversos rivais falarem do time, que estão devendo até as cuecas, que é um time lixo e por ai vai. Mas temos de analisar que todos os clubes têm, mas escondem suas dívidas quem nem sempre são com os jogadores, mas com os famosos direitos de imagem e patrocínio.

Em uma tabela divulgada em junho de 2013 traz diversos números, e não são pequenos, do tanto que os clubes estão endividados em análises de 2011 e 2012. A regra no Brasil não pune diretamente os clubes, mas claro que esse dinheiro precisa ser pago o mais rápido possível. Além de que, o país está ficando cada vez mais “europeu”, e adotando certos critérios aplicados no velho continente, e um deles se aplica aos clubes devedores.

Na prática, times com dívidas que afetam diretamente os jogadores são colocados na última divisão do campeonato e com a obrigação de ressarcir todos os prejudicados, que foi o caso do Rangers, da Escócia. O clube seria colocado em concordata e tratado como empresa comum. Diferente do Brasil, que pretendia criar um plano para “perdoar” essas dívidas.

Chego ao ponto chave da análise: se fossemos olhar para todos os clubes em pensar na hipótese europeia, não teríamos nenhum clube na elite do futebol brasileiro. A maioria, claro, dos estados de São Paulo, Rio e Minas. Pode ser que mais recentemente os clubes tenham pagado parte dessa dívida, pois os cofres dos clubes não são gordos como todos imaginam. Por isso, clubes em crise atualmente como Corinthians, o próprio São Paulo que manteve o elenco do ano pífio do clube que foi 2013, passam por esses problemas por falta de uma diretoria competente e pessoas que saibam lidar com o dinheiro de forma inteligente.

Mas vamos caminhando, pois ainda teremos muitas histórias para contar.

Comentários