Falha com anel olímpico marca cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno


Um dos anéis olímpicos falha e não abre durante a cerimônia de abertura de Sochi-2014

 

Uma falha com um dos anéis olímpicos marcou o início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, nesta sexta-feira (7). O símbolo foi desabrochando aos poucos no centro do Estádio Olímpico de Fisht, mas um dos anéis permaneceu recolhido.

A cerimônia foi precedida por uma listagem de acontecimentos e personalidades marcantes da história russa. A queima de fogos e uma contagem regressiva nas arquibancadas deu início à festa em si, cujo conceito seria a cerimônia vista a partir dos olhos de uma menina chamada "Lubov", palavra que significa amor.

A criança apareceu e "sobrevoou" o estádio, como se estivesse sendo carregada por uma pipa, que simbolizava uma viagem pelas diferentes regiões da Rússia. O país é o mais extenso do mundo, com cerca de 17 milhões de km².

Após a execução do hino russo – entoado de forma imponente por um coral –, começou o desfile dos atletas, que entraram a partir de um acesso especial no centro do gramado, ao contrário da tradicional entrada pelas laterais dos estádios olímpicos.

O que chamou a atenção foi a utilização do alfabeto cirílico, típico do país, que causou algumas diferenças na ordem de entrada das delegações. Os anfitriões russos foram os últimos a desfilar.

Muita cor e pouco frio

Já os alemães se destacaram pelo uniforme colorido – que, para alguns, foi uma forma de protesto contra a lei antigay promulgada pelo presidente Vladimir Putin. O visual da Alemanha foi a atitude que mais se aproximou de uma manifestação contra Putin, que estava na cerimônia.

Apesar do frio de 6ºC, os atletas da delegação de Bermuda, como é tradição, desfilaram de shorts. Já os poucos competidores de Ilhas Cayman abusaram ainda mais, usando bermudas e chinelos.

Jaqueline Mourão foi a porta-bandeira da delegação brasileira, que conta com 13 atletas – é a maior quantidade de competidores do país na história dos Jogos de Inverno.

UOL Esporte

Comentários