COI cobra definições sobre orçamento olímpico do Rio 2016

Nawal El Moutawakel e Carlos Arthur Nuzman participam de entrevista sobre Rio 2016 Foto: Daniel Ramalho / Terra

Nawal El Moutawakel e Carlos Arthur Nuzman participam de entrevista sobre Rio 2016

Na tarde desta sexta-feira foi encerrada, na sede da Rio 2016, a visita de integrantes da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016. O diretor-executivo da entidade, Gilbert Felli, foi enfático ao cobrar do governo federal, estadual e municipal o orçamento detalhado dos gastos públicos de cada esfera de governo para a realização das Olimpíadas.

A Matriz de Responsabilidade Fiscal, documento onde deve constar todas as informações dos gastos públicos, assim como as obrigações de cada um, foi divulgada pela metade, no final de janeiro deste ano, pelo presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), General Fernando Azevedo e Silva.

“Chega uma hora que é preciso ter definições, para evitar atrasos nas decisões que possam comprometer os prazos para os projetos. Confiamos no trabalho, mas é preciso que seja resolvido o mais rápido possível a responsabilidade de cada um”, argumentou Felli.

Já a presidente da Comissão do COI, a marroquina Nawal El Moutawakel, afirmou que uma reunião no dia 27 de março em Brasília será primordial para o andamento dos projetos olímpicos.

“No dia 27 de março acontecerá um encontro crucial entre as autoridades federais e dos Jogos. Estarão presentes as principais partes interessadas, em Brasília. Nessa reunião espera-se que as responsabilidades para cada projeto dos Jogos sejam relacionados e esclarecidas. Assim como o respectivo financiamento para evitar mais atrasos significativos na entrega dos projetos” ressaltou.

De acordo com a marroquina, a visita de três dias (quarta, quinta e sexta-feira) dos representantes da Comissão do COI foi intensa e algumas melhorias foram implementadas desde a última visita em setembro de 2013. Nawal ressaltou que alguns problemas foram encontrados nas visitas, mas não revelou quais.

“Foi uma visita intensa, mas gratificante. Recebemos muitas informações e vimos melhorias e progresso desde a última visita em setembro de 2013. Alguns problemas foram encontrados, mas com certeza os Jogos do Rio 2016 deixarão um legado importante para a população, disse Nawal, que confirmou que mais de 75 hotéis serão construídos para as Olimpíadas.

Sobre a questão da segurança, principalmente, os ocorridos em favelas de áreas com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), Nawal afirmou que mantém a confiança na segurança dos Jogos apesar dos últimos ataques.

"Ouvimos o que aconteceu nas favelas ontem. Mas nós continuamos acreditando em nossos parceiros do governo. A segurança é uma prioridade máxima para eles e para o COI. Eles garantiram e nós confiamos nisso", defendeu Nawal, que se disse comovida com a situação na cidade. "Estamos tristes com o que aconteceu ontem. Consideramos o projeto de UPPs um dos mais importantes do Rio de Janeiro", finalizou.

Terra

Comentários